O Estado de S. Paulo

O cálculo político do presidente

- Greg Sargent / BLOOMBERG / TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ

As primeiras reações de Donald Trump ao atentado em Nova York não são encorajado­ras. Trump deflagrou uma bateria de tuítes fustigando mesquinham­ente o líder democrata no Senado, Charles Schumer, de Nova York, e fazendo demagogia sobre a imigração ilegal. “Acabo de ordenar à Segurança Interna que endureça ainda mais nosso já extremo programa de veto. Ser politicame­nte correto é ótimo, mas não neste caso. O terrorista entrou em nosso país por meio Programa da Loteria de Vistos da Diversidad­e, uma joia de autoria de Chuck Schumer. Quero a concessão de visto com base no mérito.”

A loteria oferece vistos para pessoas de lugares que têm baixa taxa de imigração para os EUA e existe há mais de duas décadas. A resposta de Trump fica limitada a história básica do programa. É verdade que Schumer ajudou a criálo, mas o programa é, em última análise, parte de uma emenda que passou pelo voto bipartidár­io no Congresso e foi assinada por um presidente republican­o.

Com base em fatos conhecidos, também é questionáv­el o fato de Trump culpar pelo ataque uma falha do veto à entrada de imigrantes. Sayfullo Saipov chegou em 2010 vindo do Usbequistã­o – país de maioria muçulmana que não está na lista dos vetos que o republican­o tenta implementa­r. O governador de NY, o democrata Andrew Cuomo, disse à CNN que Saipov provavelme­nte tornou-se radical nos EUA. Se isso for verdade, então é o caso de se discutir por que isso aconteceu, e não tentar endurecer os controles de ingresso. Trump está tentando criar uma história envolvendo tanto a necessidad­e de maior controle quanto uma ameaça genérica que os imigrantes legais supostamen­te representa­m. Mas, por mais terrível que este atentado tenha sido, será que reduzir o fluxo de imigrantes legais e ou orientálo “pelo mérito” vai deixar os EUA significat­ivamente mais seguros?

Em troca do aumento da segurança nas fronteiras e de cortes na cota de imigração legal que Trump e alguns conservado­res desejam, os republican­os ofereceram um acordo para proteger centenas de milhares de “sonhadores” de deportação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil