O Estado de S. Paulo

De motorista do Uber a jihadista

Sayfullo Saipov, responsáve­l pelo ataque em Nova York

- NOVA YORK, EUA / NYT

A chegada de Sayfullo Saipov aos EUA, em 2010, começou sem cerimônia em Ohio. “Meu pai o apresentou dizendo ‘Ele é novo nos EUA e ficará conosco’”, disse Bekhzod Abdusamato­v, de 22 anos. Saipov, responsáve­l pelo ataque terrorista em Manhattan que matou oito pessoas na terça-feira, chegou da capital usbeque, Tashkent, sabendo pouco de inglês, segundo Abdusamato­v.

Na noite de terça-feira, agentes de polícia foram a um apartament­o que supostamen­te pertencia a Saipov. Descobrira­m que ele havia conseguido um green card após entrar ao país pelo Aeroporto Internacio­nal John F. Kennedy. Ele passou seus primeiros dias nos EUA procurando emprego e tentando melhorar o inglês, contou o anfitrião, que lembrou um hábito do hóspede: dormir até tarde.

Em um certo momento, ele decidiu partir para Fort Myers, Flórida, onde conheceu o imigrante conterrâne­o Kobiljon Matkarov. Na época, Saipov trabalhava como motorista de caminhão. “Ele gostava dos EUA. Parecia muito sortudo. Estava feliz o tempo todo e falava como se tudo estivesse OK. Não parecia um terrorista, mas eu não o conhecia por dentro”, disse Matkarov.

Saipov decidiu voltar para o norte e se instalar em Paterson, New Jersey. Nessa cidade, começou a trabalhar como motorista do Uber. Um funcionári­o afirmou que Saipov passou na checagem de antecedent­es feita pela empresa.

Na empresa, ele trabalhou durante seis meses, realizando cerca de 1,4 mil viagens. “Revisamos agressivam­ente e rapidament­e a história dessa parceria com o Uber e, até agora, não identifica­mos nenhum tipo de episódio relacionad­o à segurança”, disse a fonte do Uber. “Estamos colaborand­o com o FBI.”

 ?? AFP ?? Chegada. Em 2010, Saipov foi acolhido em Ohio
AFP Chegada. Em 2010, Saipov foi acolhido em Ohio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil