O Estado de S. Paulo

Presidente equatorian­o perde apoio do próprio partido

- QUITO

O movimento governista equatorian­o Aliança País (AP) consumou na terça-feira sua ruptura depois que a cúpula do partido, ligada ao ex-presidente Rafael Correa, destituiu o presidente do país, Lenín Moreno, de sua direção, o que deve aprofundar a crise política no Equador.

A medida, não reconhecid­a por ministros de Moreno, aumenta a incerteza sobre a governabil­idade do presidente e seu nível real de apoio no Congresso, de maioria governista. A direção nacional da AP anunciou em um comunicado a perda imediata de sua dignidade como Presidente do Movimento Aliança País do senhor Lenín Moreno Garcés.

No mesmo comunicado, a AP convida o ex-presidente Rafael Correa – hoje adversário declarado de Moreno – a acompanhar o processo de reestrutur­ação do partido.

O movimento governista – quedes de aposse de Moreno, em maio, está profundame­nte dividido entre partidário­s do presidente e de Correa – acusa o mandatário de governar com o programa da oposição e atentar contra a unidade orgânica do partido.

“A norma interna considera como falta grave, entre outras, as ações políticas que beneficiam objetivame­nte pessoas ou grupos opositores à política de Revolução Cidadã”, explicou a AP por meio de sua secretária- executiva, Gabriela Rivadeneir­a.

Pouco depois, em uma breve declaração no palácio presidenci­al de Carondelet, ministros chamaram a decisão de uma arbitrarie­dade que não representa o sentimento das bases do partido.

“Eles sabem muito bem que o presidente da Aliança País, como todos seus dirigentes nacionais, são eleitos em uma convenção nacional. Lamentamos esta decisão. Nós continuare­mos trabalhand­o como militantes de nossa organizaçã­o”, declarou Miguel Carvajal, ministro de Gestão Política. O partido de esquerda, no poder desde 2007, nomeou o ex-chanceler Ricardo Patiño, ligado a Correa, para presidir a AP.

“Hoje adotamos uma decisão valente. O presidente da República chegou à presidênci­a com o voto de mais de 50% dos equatorian­os, mas está aplicando o plano de governo da oposição", declarou Patiño.

 ?? FREDDY CONSTANTE/EFE–30/10/2017 ?? Ruptura. Ministros saíram em defesa de Moreno
FREDDY CONSTANTE/EFE–30/10/2017 Ruptura. Ministros saíram em defesa de Moreno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil