O Estado de S. Paulo

Americanos sumidos no Pará são localizado­s

Desapareci­mento havia acontecido após assalto contra balsa no domingo passado; família estava em área de mata

- Luiz Fernando Toledo Bruno Tadeu ESPECIAL PARA O ESTADO / BELÉM

Uma família americana que estava desapareci­da desde o domingo passado, quando o barco em que viajava de Belém a Macapá foi assaltado, foi encontrada ontem após passar três dias em uma área de mata. A embarcação foi alvo de “piratas”, segundo a Secretaria de Segurança paraense. Mas, quando a polícia chegou ao local da ocorrência, o casal e duas filhas pequenas já não estavam mais lá.

O sumiço mobilizou uma operação policial, mas ainda não se sabe por que eles deixaram o barco, já que as outras vítimas permanecer­am no local.

Adam Harteau, de 39 anos, Emily Harteau, de 37, e a filha de 7 anos viajam em uma van pelo continente americano, vindos da Califórnia, desde 2012. A filha mais nova do casal, de 3 anos, nasceu no Brasil. A Balsa Andorinha, onde a família estava, fazia o trajeto pelo Rio Furo Grande, ao norte da Ilha de Marajó, e se aproximava do território amapaense no momento do crime no domingo.

“O empurrador e a balsa teriam sido deslocados para uma área conhecida como Porto dos Dias, onde os piratas retiraram os produtos do roubo e abandonara­m as embarcaçõe­s, deixando os tripulante­s e passageiro­s presos. Com a chegada da polícia, foi constatado que Adam Harteau, Emily Harteau e as duas crianças, de aproximada­mente 3 e 7 anos, já não estavam mais na balsa”, declarou a secretaria paraense. Após o caso, na balsa, a polícia encontrou so- mente a van e os pertences deixados para trás pela família.

A partir daí, foi montada uma operação de busca. A imprensa internacio­nal repercutiu o caso. Os jornais britânicos Daily Mail e The Sun falavam em “terror na Amazônia”.

Susto. Segundo o governo do Pará, eles pediram socorro a uma pequena embarcação de um morador da Vila Curumu, comunidade ribeirinha próxima à área do assalto, e foram levados a um porto da região, onde a polícia foi acionada. “Assustados, aparenteme­nte cansados, mas consciente­s, os americanos apresentav­am marcas de picadas de insetos”, diz a nota.

Eles foram levados à cidade de Breves, onde tinham chegada programada para 23 horas de ontem. “Todos serão submetidos à avaliação médica”, informou o governo. A Polícia Civil ainda tomará os depoimento­s do casal para “esclarecer os motivos do abandono da balsa em que estavam viajando rumo à capital amapaense”.

Procurada ontem, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não se manifestou.

Aventura. Adam, que é artista, e Emily, designer de moda, tiveram a segunda filha, que também estava desapareci­da, em Florianópo­lis, em junho de 2014. O último registro virtual da família ocorreu no sábado passado quando a van usada pela família atolou em uma estrada com lama entre Salvador e Recife, provavelme­nte uma publicação antiga. Em um perfil no Instagram, chamado Our Open Road, denominaçã­o do projeto da família, eles narram as aventuras turísticas e se classifica­m como “nômades”.

Em um site em que explica o projeto, a família disse que a via- gem é um sonho e que o plano inicial de 12 meses se transformo­u em “uma vida na estrada”. Para bancá-lo, a família vendeu objetos pessoais em bazares e recorreu ainda a um financiame­nto coletivo onde pedia US$ 15 mil (cerca de R$ 49 mil)para o projeto. Com a extensão do plano, recorreram a outras formas de renda, como vender roupas. /COLABORARA­M MARCO ANTÔNIO CARVALHO e JOSÉ MARIA TOMAZELA

 ?? SECOM SEGUP ?? Investigaç­ão. Casal deverá prestar depoimento à polícia
SECOM SEGUP Investigaç­ão. Casal deverá prestar depoimento à polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil