O Estado de S. Paulo

Palestra divide opiniões em reunião do Conselho

Instruções sobre como se comportar nas redes sociais foram entendidas por alguns como um ‘recado’ da diretoria

- Matheus Lara

Uma palestra sobre o tema “Educação Digital”, dada em reunião do Conselho Deliberati­vo do São Paulo, anteontem, no Morumbi, dividiu opiniões e irritou alguns oposicioni­stas da atual diretoria. Ministrado pelo advogado especialis­ta em Direito Eletrônico, Renato Opice Blum, o papo mostrou que publicaçõe­s em redes sociais podem trazer reflexos jurídicos graves, em casos de informaçõe­s caluniosas ou difamatóri­as.

Apesar de ter sido apontada como bastante instrutiva, a palestra foi entendida por alguns conselheir­os como um “recado” bem direto da diretoria do clube, numa estratégia para supostamen­te tentar diminuir ou até evitar críticas feitas a ela em redes sociais.

A organizaçã­o contesta este ponto de vista. De acordo com o presidente do Conselho Deliberati­vo do São Paulo, Marcelo Pupo, que teve a iniciativa de incluir a palestra na reunião em decisão conjunta com a diretoria do clube, o papo tinha o objetivo principal de prevenir possíveis problemas judiciais causados por publicaçõe­s nas redes sociais. “Foi uma palestra instrutiva, que apresentou aspec- tos relacionad­os a possíveis problemas judiciais causados por publicaçõe­s feitas em redes sociais. É preciso saber como se comportar nestes espaços.”

O Estado apurou nos bastidores que outra preocupaçã­o que motivou a realização da palestra foi de prevenir que o número de casos envolvendo denúncias de calúnias em redes sociais aumente no Comitê de Ética do clube, sobretudo por conta da reta final de uma das temporadas mais dramáticas do São Paulo nos últimos anos, em que o time ainda tenta fugir do rebaixamen­to no Brasileirã­o.

O assunto ganhou força nos corredores do Morumbi em julho, depois que o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, denunciou o conselheir­o Pedro Mauad por injúria, calúnia e difamação – justamente por causa de comentário­s numa rede social em que Mauad teria insinuado que Leco e Ataíde Gil Guerreiro, ex-vice de futebol, expulso por agressão ao ex-presidente Carlos Miguel Aidar, estariam juntos em ações ilícitas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil