O Estado de S. Paulo

Renato Augusto renova com Beijing Guoan até 2021

Ex-jogador do Flamengo e do Corinthian­s diz que está feliz no futebol chinês e afirma que tem prazer em jogar por lá

-

Na China desde janeiro de 2016, Renato Augusto parece estar satisfeito com a sua situação no Beijing Guoan. O meia renovou com o clube da capital por mais quatro anos, e irá permanecer até dezembro de 2021 jogando no time verde e amarelo de Pequim, quando terá 33 anos.

“Tenho muito prazer em jogar aqui, e o novo conceito de desenvolvi­mento e gestão me deram confiança em meu futuro na China. Por isso, decidi assinar um compromiss­o longo com o time. Para mim, esse é um novo começo em Pequim, essa cidade linda, e vou seguir lutando com a equipe”, afirmou o meia brasileiro ao site oficial do time chinês.

Nos últimos dias, foi especulada uma volta de Renato Augusto ao Flamengo, onde o meia jogou entre 2005 e 2008, e sua contrataçã­o por times europeus. Contudo, a renovação foi confirmada pelo empresário do atleta, Carlos Leite, em seu Instagram.

Renato Augusto é um dos jogadores de confiança de Tite pa- ra a Copa do Mundo. O treinador não se importou que o atleta esteja atuando fora do Brasil ou das principais ligas europeias e, a menos que ocorra algum imprevisto, o meio-campista deve ser titular na seleção que irá jogar na Rússia.

Atualmente, o Beijing Guoan está em nono no Campeonato Chinês, 24 pontos atrás do líder Guangzhou Evergrande e 12 atrás do Hebei Fortune. A Superliga chinesa terá sua última rodada disputada no próximo final de semana.

Negociação. O Beijing Guoan se interessou por Renato Augusto após o meia ser um dos líderes do Corinthian­s na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 2015 – ele foi eleito o melhor jogador daquela competição.

O brasileiro aceitou um salário de cerca de R$ 2 milhões por mês do clube, que pagou cerca de R$ 35 milhões pelo jogador na época da negociação – o Corinthian­s teve direito a 50%, o Bayer Leverkusen ficou com 40% da quantia e o Flamengo, clube que o revelou, ficou com 10% do valor.

Nos primeiros meses em que atuou no futebol chinês, o jogador chegou a temer fica de fora da lista de selecionáv­eis – Dunga ainda era o treinador do Brasil. Para não correr nenhum risco, ele passou a fazer um trabalho especial para manter sua forma física.

“Tenho um profission­al para melhorar o rendimento lá (na China). Não fui passear lá e nem vim para a seleção a passeio. Hoje estou bem fisicament­e e algo que também me ajuda é que tenho um técnico italiano (Alberto Zaccheroni) e ele treina bastante. Procurei aprender algumas coisas neste período que eu estava lá. Fisicament­e estou bem, talvez até melhor do que estava antes”, contou o meia ao Estadão em 2016.

Com a queda de Dunga e a chegada de Tite, Renato Augusto ganhou um aliado – foi com o treinador que ele celebrou a conquista corintiana no título nacional de 2015.

Mesmo assim, ele não quer vacilar e diz que pretende se firmar cada vez mais entre os titulares da seleção que vai à Copa da Rússia no ano que vem. “Você tem que colocar seu nome na lista a cada convocação. Cada jogador sabe que a lista não está 100% fechada”, disse o atleta antes da vitória da seleção brasileira contra o Equador por 2 a 0, em Porto Alegre.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO - 27/6/2016 ?? Na lista. Renato Augusto é um dos titulares do Brasil de Tite
ALEX SILVA/ESTADÃO - 27/6/2016 Na lista. Renato Augusto é um dos titulares do Brasil de Tite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil