O Estado de S. Paulo

Pancada seca na intolerânc­ia

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG: CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Preto, a nova montagem da Companhia Brasileira de Teatro, chegou no momento certo , este em que humanos metem os pés pelas mãos e decidem que sua visão de mundo é superior à dos outros e às favas com os direitos de expressão em Pindorama. Dirigida por Márcio Abreu e com elenco parrudo – Renata Sorrah, Grace Passô, Rodrigo Bolzan, Nadja Naira, Cassia Damasceno, Felipe Soares – discute as diferenças entre as pessoas, a intolerânc­ia, o racismo e dá res- postas artísticas para o descalabro. A dramaturgi­a é de Márcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira. A estreia, marcada para o dia 9, no Sesc Campo Limpo, promete chacoalhar nossas cacholas.

É PRECISO CORAGEM O Grupo XIX estreia a mais recente montagem, Intervençã­o Dalloway: Rio dos Malefícios do Diabo, num horário pra lá de inusitado: segunda a quinta-feira às 16h. A cada sessão, o elenco leva o público para perambular no Centro de São Paulo em pequenos grupos a partir da inspiração no romance de Virginia Wolf, Mrs Dalloway – quando um mulher de classe média alta sai para comprar flores. Criação coletiva e direção nas mãos do elenco (foto à direita), com formado por Janaina Leite, Juliana Sanches, Luiz Fernando Marques, Rodolfo Amorim e Ronaldo Serruya. Estreia dia 27 de novembro, no prédio histórico de número 9 da Praça Antônio Prado, no Centro, hoje ocupado por uma secretaria estadual, onde se inicia a itinerânci­a do espetáculo.

TODOS PARA BERLIM Depois de 20 anos, o lendário diretor alemão Frank Castorf estreia sua primeira peça fora do Volksbühne­n, um dos templos da vanguarda teatral alemã graças à direção artística que imprimiu desde a década de 90. A estreia está marcada para o próximo 1 de dezembro em outro templo das artes cênicas na Alemanha: o Berliner Ensemble. Imperdível para quem estiver com as malas prontas para a Europa.

FUGINDO DE BERLIM Se Castorf está com tudo e não está prosa seu sucessor no Volksbühne­n tem vivido o inferno na Terra. Chris Dercon, ex-diretor do Tate Modern, em Londres, desde que assumiu o teatrão, mudou o rumo de vanguarda teatral para um modelo comercial. Deu no que deu: com os burros n’água. Ativistas invadiram e ocuparam, em represália, o Volksbühne­n por três dias.

TEMPOS TORTURANTE­S Mariana e Martha são irmãs. A primeira, que sofre de amnésia, recebe uma ligação que muda sua trajetória e a leva a resgatar a história de seus pais no período da Ditadura Militar no Brasil. No elenco da peça Vox, Helio Cicero, também diretor, Luiza Curvo, Fernanda Viacava, Fernando Trauer. No Teatro Augusta, de quarta a sexta.

 ?? JONATAS MARQUES ??
JONATAS MARQUES
 ?? NANA MORAES ?? Preto. Elenco da pesada
NANA MORAES Preto. Elenco da pesada
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil