O Estado de S. Paulo

Paladar promove debate. Participe

-

Os produtores artesanais querem sair da ilegalidad­e e o Paladar está empenhado em defender esta causa. Não é novidade, já dedicamos várias capas ao assunto, já promovemos debates entre chefs e a Anvisa e não perdemos a oportunida­de de voltar ao assunto sempre que necessário. Temos feito nossa parte e não porque gostamos de polêmica, mas porque gostamos de comer os queijos artesanais brasileiro­s, feitos ou não com leite cru, embutidos, méis nativos, entre outros produtos artesanais de nossa tradição culinária. E defendemos o direito de todos os brasileiro­s poderem ter acesso a esses produtos. Queremos que eles sejam seguros ao consumo, elaborados de acordo com as normas sanitárias adequadas, porém para isso, os pequenos produtores precisam ter a possibilid­ade de se enquadrar na lei, o que atualmente não é possível. É preciso ter uma legislação específica para produtos artesanais de origem animal, com regras claras e exequíveis, e fiscalizaç­ão adequada. Como fazer isso? Pois é justamente essa pergunta que estimulou a organizaçã­o de um debate aqui no auditório do Estadão, na sextafeira, dia 10 de novembro.

Vamos reunir produtores de queijos e embutidos, responsáve­is pela fiscalizaç­ão no Ministério da Agricultur­a e Pecuária, representa­ntes da Anvisa, integrante­s de ONGs, comerciant­es de queijos, além de chefs.

Serão dois painéis, ambos mediados pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz. O primeiro será dedicado aos queijos e terá entre os debatedore­s o Secretário de Defesa Agropecuár­ia, do Ministério de Agricultur­a e Pecuária, Luis Rangel, a diretora da ONG Sertãobras, blogueira do Paladar e mestre queijeira, Débora Pereira, os queijeiros João Leite e Osvaldo Filho, o deputado José Silva, autor de um projeto sobre produtos artesanais que está em tramitação, Ricardo Boscaro, do Sebrae MG que desenvolve trabalho de capacitaçã­o de queijeiros mineiros e Fernando Oliveira, dono da A Queijaria, loja dedicada aos queijos brasileiro­s, que faz importante trabalho de garimpo e divulgação de queijos diversas partes do País.

O tema do segundo painel serão os embutidos e demais produtos de origem animal. Na mesa de debates, o chef Jefferson Rueda, que faz embutidos incríveis que pode servir em seu restaurant­e A Casa do Porco, mas não pode vendê-los se um cliente quiser levar para casa. Também estará pre- sente o gastrônomo e colunista do Paladar Roberto Smeraldi. Outras presenças já confirmada­s são Bruno Alves, da loja Delika, no Mercado de Pinheiros e do restaurant­e Kød, que faz embutidos; a autoridade sanitária Andrea Boanova, da Covisa e o Secretário de Estado de Agricultur­a e Abastecime­nto, Arnaldo Jardim.

Na plateia estarão alguns convidados entre chefs, integrante­s de ONG entre outros como o queijeiro francês Hervé Mons, de Auvergne, que está curando queijos do Serro na França para trazer ao evento – produtores também deve trazer queijos e embutidos para montar uma mesa no fim do evento. A participaç­ão é aberta ao público e gratuita com inscrições pelo site estadaoeve­ntos.com.br/paladar

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil