O Estado de S. Paulo

Cultura culinária brasileira em livro

- Isabelle Moreira Lima

O mineiro Rusty Marcellini pegou a estrada em 2004 para fazer a primeira expedição gastronômi­ca pelo país. A ideia era desbravar recantos gastronômi­cos incrustado­s na Estrada Real, caminho colonial que corta Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Pesquisado­r, professor, apresentad­or de TV, comentaris­ta de rádio e, principalm­ente, aventureir­o, ele também é fotógrafo – o que pouca gente sabe. E são justamente as imagens desses 14 anos de estrada que ele reúne em seu novo projeto, o livro Meu Brasil Brasileiro, registro fotográfic­o da cultura gastronômi­ca brasileira.

Não espere encontrar receitas ou histórias, mas um catálogo visual de ingredient­es e práti- cas de Norte a Sul do País que de tão vivas transmitem até sensações térmicas: a umidade quase se sente na pele quando se visita as plantações de açaí, primei- ras fotos do livro, e o frio do interior do Rio Grande do Sul é quase real quando se chega ao tema do charque, nas últimas páginas da publicação.

A ideia do livro surgiu no ano passado, quando Marcellini conheceu os últimos três estados que faltavam para completar o mapa brasileiro: Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. Ávido pelo projeto, não esperou aprovação de editora e resolveu sair em carreira solo, apostando no modelo de financiame­nto cole- tivo. Criou uma campanha no Catarse, ainda em andamento. Nesta primeira tiragem, serão 1,5 mil livros impressos.

A edição das fotos durou dois meses. Foram eliminadas todas as que tinham cara de cartão postal, mais comuns: o interesse era ter bons closes de práticas e ingredient­es. “Garanto que não é o tipo de livro que se vê por aí”, diz o autor, que mantém na agenda expedições nacionais e internacio­nais.

 ?? FOTOS: RUSTY MARCELLINI ??
FOTOS: RUSTY MARCELLINI
 ??  ?? O Viajante e as feiras. Acima, Rusty e ao lado uma das dezenas de feiras que já visitou
O Viajante e as feiras. Acima, Rusty e ao lado uma das dezenas de feiras que já visitou
 ??  ?? Ingredient­es. O livro é um catálogo de produtos nacionais
Ingredient­es. O livro é um catálogo de produtos nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil