O Estado de S. Paulo

Morumbi tem 2 carbonizad­os em carros

Em 24 horas, duas ruas registram crimes semelhante­s; corpos não foram identifica­dos

- Priscila Mengue Renata Okumura

Em menos de 24 horas, dois corpos foram encontrado­s carbonizad­os dentro de veículos em chamas no distrito do Morumbi, na zona sul da cidade de São Paulo. Os casos ocorreram nas madrugadas de ontem e de anteontem, a uma distância de cerca de um quilômetro entre eles.

Os crimes foram registrado­s como homicídio qualificad­o no 89.º Distrito Policial (Portal do Morumbi) e encaminhad­os para o Departamen­to Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), segundo a Secreta- ria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

O caso mais recente foi registrado por volta das 4h06 de ontem na Rua Leonor Quadros, no bairro Vila Tramontano. Ao chegar ao local, policiais militares avistaram um veículo em chamas e acionaram os bombeiros. Quando o fogo foi extinto, um corpo foi achado dentro do porta-malas e cápsulas de balas de arma de fogo foram encontrada­s nas imediações do veículo.

Na madrugada anterior, por volta das 4h40, a PM havia sido acionada para uma ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Ribeiro Lisboa, perto dali. No local, identifica­ram um veí- culo Renault Logan branco em chamas e acionaram os bombeiros. No carro foi achado um corpo com as mãos algemadas.

Em imagens de câmera de segurança divulgadas por moradores, ao menos seis pessoas aparecem participan­do da ação de ontem, em três motociclet­as. No vídeo, em menos de dois minutos, o carro é estacionad­o, o porta-malas é aberto e diversos tiros são disparados em direção à vítima. Em seguida, o veículo é incendiado e os autores do cri- me fogem nas motociclet­as.

A SSP disse que os casos seguem em investigaç­ão pelo DHPP e que os corpos foram encaminhad­os para o Instituto Médico-Legal, mas nenhum parente apareceu. Ainda não se sabe se há relação entre os crimes.

Caso anterior. Além desses dois casos, uma ocorrência semelhante foi registrada no dia 19 de junho, na Rua Colégio Pio XII, também no bairro Fazenda Morumbi, a cerca de duas qua- dras do caso de anteontem.

Os policiais foram acionados por volta das 2h30 para atender a uma ocorrência de disparos na rua. Após identifica­r um Ford Fiesta em chamas e acionar os bombeiros, a PM encontrou um corpo carbonizad­o no porta-malas e cápsulas de arma de fogo.

Presidente do Conselho Comunitári­o de Segurança (Conseg) Portal do Morumbi, Celso Cavallini afirma que os crimes passam a impressão de a região ter virado um “local de descarte” para execuções. “Por casualidad­e largaram os corpos aqui, mas não influencia na segurança daqui”, comenta ele.

O bairro tem sido alvo de crimes. Em setembro, uma ação policial terminou com dez mortos – todos suspeitos de integrarem quadrilha de assalto a residência­s. Também houve registros de arrastões no último mês. Por causa disso, a SSP havia prometido intensific­ar o policiamen­to das ruas da região.

 ?? MARIVALDO OLIVEIRA/CÓDIGO19 ?? Crime. No porta-malas, vítima estava com mãos algemadas
MARIVALDO OLIVEIRA/CÓDIGO19 Crime. No porta-malas, vítima estava com mãos algemadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil