O Estado de S. Paulo

Igreja diz que Cabral induziu religiosos

- Constança Rezende / RIO

O advogado Heckel Garcez, que representa a Igreja Batista do Méier, afirmou que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) pediu a religiosos da igreja que assinassem documento que permitia a instalação de uma cinemateca na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, onde o peemedebis­ta está preso.

Segundo o advogado, Cabral fez o pedido após um culto na penitenciá­ria. O documento assinado pelos religiosos autoriza a doação de itens eletrônico­s em nome da Igreja Batista do Méier e da Comunidade Cristã Novo Dia, representa­das pelo pastor Carlos Serejo, que é capelão prisional, pela missionári­a Clotilde de Moraes e pelo pastor Cesar Dias de Carvalho.

Na terça-feira, a Secretaria Estadual de Administra­ção Penitenciá­ria suspendeu a instalação da cinemateca e o Ministério Público Estadual do Rio passou a investigar o caso.

Os religiosos que aparecem como doadores dos equipament­os para a cinemateca foram “induzidos” por Cabral, de acordo com o advogado. “É fato que Carlos Serejo e os outros agentes religiosos foram induzidos (enganados) a cometer o equívoco de assinar a doação, sendo usados e manipulado­s por um homem ardiloso cuja vida traduz a sua astúcia e o poder de manobra para conseguir o que almeja”, afirmou o defensor.

O advogado relatou que os religiosos foram chamados por Cabral à biblioteca da penitenciá­ria em 27 de outubro. Lá, o ex-governador teria exposto a necessidad­e de que um representa­nte de instituiçã­o religiosa assinasse documento de doação de equipament­os eletrônico­s, avaliados em R$ 23 mil. Segundo Garcez, Cabral disse que a cinemateca seria de uso coletivo.

O pastor João Reinaldo Purin, presidente da Igreja Batista do Méier, disse que Clotilde e Serejo foram afastados de suas funções no presídio.

A defesa do ex-governador do Rio e o Ministério Público Estadual não respondera­m aos contatos do Estado até a conclusão desta edição.

 ?? FABIO MOTTA / ESTADÃO.-10/7/2017 ?? Justiça. Ex-governador após prestar depoimento
FABIO MOTTA / ESTADÃO.-10/7/2017 Justiça. Ex-governador após prestar depoimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil