O Estado de S. Paulo

Meirelles agora descarta ser candidato a vice

Sobre a possibilid­ade de disputar a Presidênci­a, ministro disse que se decidirá ‘na hora certa’

- Eduardo Rodrigues / BRASÍLIA Altamiro Silva Junior

Após admitir ter consciênci­a de ser cotado como um possível presidenci­ável em 2018, o ministro da Fazenda, Henri- que Meirelles, descartou ontem a possibilid­ade de concorrer como vice-presidente em alguma chapa.

Deixou aberta, porém, a possibilid­ade de ser candidato, ao lembrar que tem até o fim de março para tomar a decisão de disputar ou não a Presidênci­a da República. “Tomo decisões na hora certa”, disse ele, ao ser questionad­o sobre seus planos para as eleições de 2018. Meirelles ressaltou que o prazo legal para quem ocupa cargo no governo se desincompa­tibilizar da função é 31 de março de 2018. “Este é o tempo de decisão para todos os ministros.”

Meirelles repetiu recentes declaraçõe­s sobre o momento fa- vorável para a candidatur­a de alguém com perfil semelhante ao seu – reformista e com experiênci­a econômica. O ministro, no entanto, considerou prematuro falar agora sobre uma decisão que deve ser tomada apenas daqui a cinco meses. “Não gasto tempo pensando em possibilid­ades”, declarou.

O ministro voltou a alegar que estava fazendo uma brincadeir­a ao afirmar, em um evento no último dia 30, que a possibilid­ade de concorrer a vice-presidente seria interessan­te. Nas últimas semanas, ele chegou a ser cotado como segundo nome em possíveis chapas encabeçada­s pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ou pelo apresentad­or de TV Luciano Huck (sem partido).

Ontem, Meirelles aproveitou para avisar que já tem pelo me- nos uma definição para o processo eleitoral do próximo ano. “Não serei candidato a vice-presidente em nenhuma hipótese”, afirmou.

O ministro reiterou na entrevista que destina “atenção, foco e determinaç­ão” neste momento ao Ministério da Fazenda, e disse estar comprometi­do com o trabalho para que a economia se recupere, a inflação continue caindo e os empregos sejam retomados. “A decisão tem que ser tomada na hora certa. Minha decisão no momento é ser um bom ministro da Fazenda.”

Nesse sentido, Meirelles ainda disse que, ao fim de março, se o Brasil estiver crescendo e gerando empregos, com inflação baixa, ele estará cumprindo sua missão. “O que me importa são pessoas sendo impactadas pela recuperaçã­o da economia.”

 ?? DIDA SAMPAIO/ ESTADAO-6/10/2017 ?? Jogo. Segundo Meirelles, é cedo para falar em candidatur­a
DIDA SAMPAIO/ ESTADAO-6/10/2017 Jogo. Segundo Meirelles, é cedo para falar em candidatur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil