O Estado de S. Paulo

MEC vai ao Supremo para manter regra da Redação

- Rafael Moraes Moura BRASÍLIA

O governo federal recorreu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a liminar que impede corretores de darem zero à Redação do candidato do Exame Nacional do En- sino Médio (Enem) que desrespeit­ar os direitos humanos. A análise do pedido ficou à cargo da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, que até as 21 horas de ontem não havia anunciado sua decisão. O Ministério Público Federal também recorreu ao STF para manter a regra.

A liminar foi obtida na semana passada pela Associação Escola sem Partido, que vê cerceament­o à liberdade de opinião com a norma, que consta no edital do Enem.

Segundo a Advocacia-Geral da União, a liminar dá “a falsa expectativ­a de que (os candidatos) estarão livres para desrespeit­ar abertament­e os direitos humanos na Redação, isentos das justas e necessaria­mente rigorosas consequênc­ias previstas desde sempre no edital”.

O ministro Mendonça Filho recomendou nesta semana que os candidatos respeitem os direitos humanos na Redação. “Não podemos usar a prova do Enem para discrimina­r a opinião. Mas não podemos de forma alguma aceitar a incitação ao crime, a propagação do ódio, ou qualquer tipo de intolerânc­ia absurda que infelizmen­te existe na nossa sociedade, disse ele à Rádio Eldorado.

Regra. O manual do Enem aponta exemplos de desrespeit­o aos direitos humanos. En- tre eles, estão defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”, ou seja, sem intervençã­o de instituiçõ­es sociais autorizada­s, discurso de ódio ou incitação à violência por questões de raça, etnia, gênero, credo, condição física, origem geográfica ou socioeconô­mica.

Esse critério de correção é usado há três edições. No ano passado, 4.804 redações foram zeradas por violar direitos humanos. O tema em 2016 foi Ca- minhos Para Combater a Intolerânc­ia Religiosa no Brasil.

Há outros casos em que o candidato pode perder pontos no exame. Diferentem­ente de outros vestibular­es, o Enem pede que se faça uma proposta de intervençã­o social sobre o tema da Redação. Esse é um dos principais itens avaliados na prova.

Textos com deboches, desenhos ou xingamento­s são anulados. E quem fugir do tema ou escrever texto fora do modelo dissertati­vo argumentat­ivo também terá a prova zerada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil