O Estado de S. Paulo

PORTUGAL TEM O MELHOR DO MUNDO

Aos 33 anos, atacante vai para a sua 4ª Copa

- Wilson Baldini Jr.

Durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção portuguesa, não cansava de alertar os jornalista­s que cobriam a então vice-campeã europeia: “Cristiano Ronaldo é um craque, mas seu auge vai ser daqui a quatro anos. A responsabi­lidade de um bom desempenho é dos mais experiente­s”, comentava o treinador, que apostava suas fichas em Figo, Deco e Ricardo Carvalho. CR7 tinha apenas 21 anos na campanha que levou os portuguese­s ao honroso quarto lugar.

Após uma década, Cristiano Ronaldo não vai desembarca­r na Rússia ano que vem apenas como o capitão de Portugal. Aos 33 anos, com cinco troféus de melhor jogador da Fifa, inúmeros títulos com o Real Madrid, vários capítulos de um duelo espetacula­r com Lionel Messi e 615 gols, o atacante português vai para o seu quarto Mundial talvez como o maior jogador da história de seu país, superando o lendário Eusébio, com 79 gols em 147 partidas.

Líder da equipe campeã europeia em 2016, o camisa 7 com certeza vai preparar seu invejável físico (1,85 metro e 78 quilos) para, pelo menos, alcançar uma final, fato que seria inédito para Portugal. Desde 2015, quando completou 30 anos, o astro iniciou um tratamento genético que prevê, entre outras coisas, perda de um quilo ao ano em seu peso corporal. De acordo com análises médicas, dessa forma o craque terá condições de atuar em alto nível até os 35 anos, o que lhe permite sonhar com a Copa do Catar, em 2022.

Tanta vitalidade impression­a até mesmo grandes atletas de outras modalidade­s. “Uma das coisas mais incrí- veis é sua capacidade de se manter no topo por tanto tempo”, disse o jamaicano Usain Bolt, o maior velocista da história, que anunciou nesta temporada o fim de linha das disputas, aos 31 anos.

O foco de CR7 é Moscou. Em entrevista para a revista World Soccer, o atacante demonstrou otimismo em relação à competição no país dos czares. “É possível ganhar a Copa na Rússia. Nosso país sabe que Portugal pode chegar lá. Tudo pode acontecer no futebol. Serei otimista até o fim”, disse.

Os jogadores que compõem a seleção de Portugal estão em um patamar técnico muito abaixo de Cristiano Ronaldo. Assim, se ele conseguir a façanha de conduzir o time ao inédito título mundial, os elogios serão ainda mais exacerbado­s, como são fortes os aplausos dados a ele pelo presidente Florentino Pérez, do Real Madrid, que o considera “maior” do que Di Stéfano, lendário argentino pentacampe­ão europeu nos anos 1950 e apontado como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ou ainda de Zidane, notável camisa 10 francês e atual técnico do Real Madrid, que aponta Cristiano Ronaldo como um dos três maiores jogadores da história do time catalão.

É nesta condição que o craque português, reverencia­do no mundo inteiro, desembarca­rá na Rússia ano que vem.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil