O Estado de S. Paulo

Com 50% dos jogos ao vivo, NBB começa hoje

Partida entre Bauru e Paulistano será primeira de 130 exibidas ao longo da temporada por TV, Twitter e Facebook

- Marcius Azevedo

Com a projeção de exibir 50% das partidas ao vivo, a décima edição do NBB começa hoje com a reedição da final da última temporada entre Bauru e Paulistano. O jogo no ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, será o primeiro dos 130 que serão transmiti- dos ao longo do torneio.

O aumento de aproximada­mente 20 jogos em relação à temporada passada foi possível com uma inédita parceria com o Twitter. A plataforma, que faz transmissõ­es da NBA e da NFL nos Estados Unidos, transmitir­á pela primeira vez no Brasil.

As partidas serão sempre às sextas-feiras, pela conta do NBB e das equipes envolvidas.

Os jogos serão transmitid­os também pelo Facebook (quintas-feiras), SporTV (terças e, eventualme­nte, sábados) e Band (sábados). Às vésperas do início da competição, a Liga Nacional de Basquete, responsá- vel pela competição, renovou o acordo com a Band, que vai exibir reprises no BandSports – as partidas ao vivo no canal só devem começar em 2018.

“É uma felicidade poder ver que teremos jogos sendo exibidos praticamen­te todos os dias de rodada. São quatro jogos por semana. Porém, nossa meta é alcançar os 100% de transmissõ­es das partidas e acredito que esse dia está cada vez mais perto”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

A LNB quer alcançar no Twitter o mesmo sucesso que obteve com o Facebook na temporada passada. Ao todo foram transmitid­os via streaming 39 jogos, com 1,79 milhão de visualizad­ores únicos, um aumento de 571% em relação ao NBB8.

Exibir mais partidas faz parte da meta de atrair o público que gosta do basquete de volta aos ginásios. Apesar de uma taxa de ocupação de 70% na temporada passada, Rossi acredita que os times precisam melhorar o espetáculo para fidelizar os fãs. “Meu parâmetro é o Jogo das Estrelas no Ibirapuera”, afirmou Rossi, citando o evento que foi sucesso em São Paulo, ocorrido em março deste ano.

Na presidênci­a de uma Liga que não é deficitári­a, Rossi defende que os times possam caminhar com suas pernas. Apesar de ter patrocinad­ores, a LNB não repassa dinheiro aos clubes. A ajuda acontece de outra maneira.

“A logística de staff e arbitragem, as transmissõ­es, os eventos e toda parte de tecnologia, como softwares de estatístic­as e análise de desempenho, estão dentro do orçamento da Liga e os clubes usufruem disso”, explicou.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? Paulista. Franca e Paulistano no garrafão
WERTHER SANTANA/ESTADÃO Paulista. Franca e Paulistano no garrafão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil