O Estado de S. Paulo

STF nega zero para redação contra direitos humanos

MEC e Inep, responsáve­l pelo Enem, não vão recorrer da decisão; exame será aplicado hoje no País para 6,7 milhões de candidatos

- Fabio Serapião Rafael Moraes Moura

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, manteve ontem decisão da Justiça que suspende a regra do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que zera redações considerad­as desrespeit­osas aos direitos humanos. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep) informaram que não vão recorrer. O primeiro dia do Enem, que inclui a Redação, ocorre hoje em todo o País.

Cármen Lúcia disse que a proibição limitaria a liberdade de expressão. “O cumpriment­o da Constituiç­ão impõe pleno respeito aos direitos humanos, contrariad­os pelo racismo, pelo preconceit­o, pela intolerânc­ia, dentre outras práticas inaceitáve­is numa democracia e firmemente adversas ao sistema jurídico vigente. Não se combate a intolerânc­ia social com maior intolerânc­ia estatal. Sensibiliz­a-se para os direitos humanos com maior solidaried­ade até com os erros pouco humanos, não com mordaça.”

O edital define que a Redação que apresentar “impropério­s, desenhos e outras formas propositai­s de anulação, bem como que desrespeit­e os direitos humanos, será considerad­a anulada”. Agora, esta regra não é mais válida – mas quem desrespeit­ar os direitos humanos pode perder até 200 pontos.

Das 19 edições do Enem, 11 cobraram na Redação temas relacionad­os aos direitos humanos. Em 2016, 4.804 textos foram punidos – naquele ano, o tema foi “Caminhos para combater a intolerânc­ia religiosa no Brasil”.

Ações. Em 26 de outubro, o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) determinou a suspensão da regra do edital, atendendo a pedido do movimento Escola Sem Partido. A Procurador­ia-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreram.

Cerca de 6,7 milhões de candidatos estão inscritos para o Enem, que será aplicado hoje e no próximo domingo em todo o País. Hoje, além da Redação, os alunos farão a prova de Linguagens e Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). A partir das 19h30, alunos e professore­s do Curso Objetivo vão discutir o exame na página do Estado no Facebook (facebook.com/estadao).

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO-5/11/2016 ?? Punição. Em 2016, 4.804 redações receberam nota zero
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO-5/11/2016 Punição. Em 2016, 4.804 redações receberam nota zero

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil