O Estado de S. Paulo

O DESAFIO DA COMPENSAÇíO NECESSÁRIA

- / R.J.

Roberto Waack, de 57 anos, tem uma missão nada fácil. Presidente da Renova, ele lida com indenizaçõ­es, reassentam­entos, recuperaçã­o da água e refloresta­mento.

O auxílio emergencia­l é pago a 8 mil pessoas. Só 180 mil foram ressarcida­s pela falta de água – de um total de 450 mil afetados. Outros estão em fase final de negociação.

A parte das indenizaçõ­es é considerad­a a mais complexa, mas a Renova diz que já iniciou os processos de paga- mento. “É difícil estimar todas as atividades econômicas de cada um, pesca, pousada, agronegóci­o, fora danos morais.”

Waack admite lentidão. “Demorou sim. Mas não é um processo trivial”, afirma. “Por exemplo: 80% dos pescadores (que viviam da pesca no Rio Doce e afluentes) são informais, não têm como comprovar as perdas. Tivemos de buscar outras formas de comprovar isso.” A indignação de grupos afetados é “justificáv­el”, segundo ele. “Elas (as vítimas) querem receber o dinheiro e têm razão.”

Sobre a recuperaçã­o ambiental, garante não haver vazamento de rejeitos e destaca que a água voltou a ser potável. Muitos moradores, porém, continuam bebendo água mineral.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADAO ?? Sinal. Lama não deixa Bento Rodrigues esquecer tragédia
DIDA SAMPAIO/ESTADAO Sinal. Lama não deixa Bento Rodrigues esquecer tragédia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil