O Estado de S. Paulo

Obrigado,Tik

- VERISSIMO LUIS FERNANDO VERISSIMO ESCREVE ÀS QUINTAS-FEIRAS E AOS DOMINGOS

–O que será que ele queria?

-Quem?

-O Tik.

-Que Tik?

-O Tiktaalik roseae. O peixe com patas que encontrara­m fossilizad­o no Canadá. O tal elo que faltava entre a vida primeva no mar e a vida animal na terra. Entre o peixe e o réptil e tudo que veio depois, incluindo você e eu. A primeira prova definitiva de que uma espécie se transforma em outra. O que ele queria?

– Não queria nada. Evoluir não foi uma decisão sua. Aconteceu. De acordo com a teoria clássica da evolução, mutações aleatórias determinam a sobrevivên­cia de uma linhagem. Uma linhagem de peixes simplesmen­te criou patas e por isso pode sair do mar e caminhar na terra.

– Não, não. Não subiu à terra porque criou patas. Criou patas porque queria subir à terra.

– Você acha que ele pensou “Chega de viver na água, vou tomar um solzinho na praia e começar outra forma de vida”? E criou as próprias patas?

– Não. Mas alguma coisa o impeliu. Um prenúncio. Um plano inconscien­te. Uma vontade misteriosa que fez com que a sua linhagem, através de milhões de anos, desenvolve­sse patas para pisar na terra. E ele, o Tik, desse o primeiro passo.

*

– Não me venha com design inteligent­e.

– Não. Não sei o que é esse ímpeto ou que nome tem. Seja o que for, a evolução não o explica. Nada o explica. O que ele queria? Tinha tudo que precisava no mar. Era um predador de bom tamanho e dentes afiados, e tinha pescoço. Podia olhar para trás, coisa que nenhum outro peixe pode. Portanto era um sucesso na cadeia de alimentaçã­o. Mas quis abandonar tudo isso por uma aventura terrestre. Por que?

– Está aí a sua resposta. Era um predador. Tinha o ímpeto do predador. Subiu à terra na busca de alimentos diferentes. Só queria uma dieta diversific­ada. Durante milhões de anos sua linhagem namorou os frutos da terra, sem poder alcançá-los. E era tanta a sua fome de novidades que ela acabou desenvolve­ndo os meios para ir pegálos. É como a versão bíblica da Criação, a história da Eva e a fruta proibida. Adão e Eva também tinham tudo do que precisavam, estavam no Paraíso, mas queriam mais, queriam outra coisa. Como o Tik. E a sua inconformi­dade também deu origem à humanidade, segundo a Bíblia. Fome e curiosidad­e, são as duas forças que movem o mundo. Fome e curiosidad­e são as responsáve­is por tudo. Até pata em peixe.

*

– O fato é que se o Tik não tivesse dado aquele primeiro passo toda a vida animal se desenvolve­ria no mar. Você e eu hoje teríamos guelras e nadadoras em vez de membros.

– E não poderíamos estar tendo esta conversa

– Sei não. Dizem que os golfinhos conversam...

– Mas não especulam, não têm teses, e não se maravilham como nós.

– É verdade. Obrigado, Tik.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil