O Estado de S. Paulo

A opção do coworking

Setor de escritório compartilh­ado, que reúne diferentes negócios no mesmo local, cresce e atrai novos espaços, como o da foto, em SP; dona de empresa dos EUA conta como é trabalhar nesse ambiente

- Patricia R. Olsen TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ /

Conversamo­s com Monica Ausslander, dieteticis­ta e nutriconis­ta registrada, sobre como ela opera sua empresa, Essence Nutrition, em um escritório compartilh­ado de Miami.

“Aluguei um “escritório-escrivanin­ha” para minha empresa de nutricioni­smo no Büro Midtown. Meu espaço fica na rotunda de vidro do edifício multiúso Midblock, perto de lojas de alto padrão do Design District. É uma área descolada e charmosa. Aluguei o espaço um ano atrás, porque não havia lugar em meu apartament­o para uma escrivanin­ha, um arquivo e a papelada. Também queria um endereço comercial diferente do residencia­l.

Borboleta. A minha é a última escrivanin­ha de uma fila que corre ao longo das janelas do segundo andar. Destaca-se por seu logotipo, uma borboleta de acrílico pousada no parapeito. Escolhi a borboleta porque meu negócio tem por foco transforma­ção e metamorfos­e – e nada simboliza isso melhor que uma borboleta. Pode parecer que o espaço tem muito ruído, mas não: os vizinhos se respeitam. E, talvez, seja eu a única que faz algum ruído: costumo falar comigo mesma coisas como “preciso me lembrar de mandar este e-mail”.

Organizaçã­o. Uma prima do meu marido é artista e seu tema são meias listradas. De brincadeir­a, colei um decalque de um desenho seu em meu laptop. Esta é uma das vantagens de se ter um negócio próprio: ninguém vai me impedir de fazer uma graça. Ao mesmo tempo, gosto das coisas organizada­s. Bagunça me deixa passada. Mantenho um espelhinho em minha frente, porque não posso conversar com um cliente se estiver com uma verdurinha entre os dentes.

Tratamento. Pago uma taxa extra pelo uso de 20 horas/mês da sala de conferênci­as. Ocasionalm­ente, uso o FaceTime para falar com um cliente em casa pela manhã. Mas queria um espaço profission­al para receber clientes em pessoa. A equipe do balcão de entrada recebe as pessoas e as leva para a área de espera. Em seguida, me avisam e levo pessoalmen­te o cliente para a sala de conferênci­as.

Sob crivo. Perguntar a uma dieticista o que ela come no almoço envolve uma aula. Informo que o Büro tem duas copas com refrigerad­or, e assim, posso trazer o que sobrou da refeição no restaurant­e vegano e comer com queijo feta e um pouco de rúcula. Nas copas, pode-se tomar café, chá e água de graça, mas geralmente trago meu chá verde.

Pratos Ilustrativ­os. Para ensinar

nutrição e composição corporal aos clientes uso modelos de borracha reproduzin­do músculos, gorduras e refeições.

Visível. Deixo meu diploma de dieticista e nutricioni­sta na escrivanin­ha, ao lado da impressora, caso alguém queira vê-lo.

Serviços. Faço parte da diretoria da Jewish Community Services, da qual fui copresiden­te por dois anos. Neste ano, a entidade me deu um diploma em reconhecim­ento pelos anos de serviços e por projetos especiais. Ele fica aqui comigo porque é mais uma coisa para a qual não há espaço em casa.

Contatos. Já saí para almoçar com vizinhos de trabalho. Gosto, porque exercem diferentes atividades. Estou sempre precisando de serviços de marketing e outros e creio que uma hora vou acabar contratand­o alguém daqui. Eu os vejo todos os dias, sei que trabalham seriamente e acho que podem me ajudar.”

“Pode parecer que o espaço tem muito ruído, mas não: os vizinhos se respeitam. E, talvez, seja eu a única que faz algum ruído aqui” Monica Ausslander DIETICISTA

 ??  ??
 ?? FOTOS SCOTT MCINTYRE/THE NEW YORK TIME ?? Logo. A borboleta marca o ‘território’ da profission­al e simboliza transforma­ção, o objetivo de seu trabalho
FOTOS SCOTT MCINTYRE/THE NEW YORK TIME Logo. A borboleta marca o ‘território’ da profission­al e simboliza transforma­ção, o objetivo de seu trabalho
 ??  ?? Fachada. Prédio moderno está localizado em área descolada de Miami À mão. Monica (acima) deixa seu certificad­o próximo, caso algum cliente peça para vê-lo Prédio
Fachada. Prédio moderno está localizado em área descolada de Miami À mão. Monica (acima) deixa seu certificad­o próximo, caso algum cliente peça para vê-lo Prédio
 ??  ?? Diploma
Diploma
 ??  ?? Locatária
Locatária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil