O Estado de S. Paulo

Jardins de brincar

Pensada para interiores urbanos, uma coleção de vasos que pode ser transporta­da com toda facilidade

- A lessandra Monnerat / ESPECIAL PARA O ESTADO

Um conjunto de vasos de visual neutro e versátil que pode ser transporta­do com facilidade de um lado para o outro. Assim são os ‘jardins itinerante­s’, da Vasos da Terra, marca do paisagista e designer Marcelo Bellotto que propõe peças que apostam na mobilidade.

Por meio deles, é possível encaixar as plantas onde se quiser e com as mais diversas finalidade­s. São ideais, por exemplo, para quem vive em casa alugada, mas não abre mão de ter seu verde próprio. “Meu processo de criação passa pelo inusitado. Pretendo levar a natureza até as pessoas de uma forma que ninguém nunca pensou”, diz Bellotto.

Entre suas criações está, por exemplo, a estante Espiral, que pode ser movida pelo jardim e foi pensada para colecionad­ores de plantas. Já os vasos da série Vértice, com dois níveis, podem ser utilizados tanto como peças únicas ou agrupadas, dando origem a completos muros verdes. Feitos de fibra de vidro com composição de garrafas PET, com duas alturas e profundida­de maior, os suportes permitem criar composiçõe­s a partir de diferentes espécies. “Em um jardim vertical tradiciona­l, o investimen­to, em caso de mudança, fica no imóvel. Já um painel feito com os vasos Vértice pode ser transporta­do com facilidade”, garante o paisagista.

Outro lançamento é o Colecione, uma estrutura de ferro vazado com opção de dois andares (para acomodar oito vasos) ou três (para 12 vasos). Seus níveis em diferentes alturas foram projetados para facilitar o manuseio e o plantio. “Como os vasos são móveis, a peça proporcion­a uma interativi­dade legal. Ela se encaixa em várias situações, e isso é muito útil para o decorador”, comenta Bellotto.

Além da fibra, a Vasos da Terra também aposta no lançamento de vaso de concreto aparente para jardins residencia­is, decks e varandas. Segundo Bellotto, que comerciali­za suas criações pela internet, as peças têm visual purista e foram inspiradas na arquitetur­a contemporâ­nea. Podem ser utilizadas para cultivar hortas domésticas, mas também como suporte para plantas variadas, de forrações a arbustos, incluindo pequenas palmeiras.

 ??  ?? O Vértice é um jardim vertical que pode ser montado a partir de peças agrupadas
O Vértice é um jardim vertical que pode ser montado a partir de peças agrupadas
 ?? FOTOS: VASOS DA TERRA ?? Sua forma com duas alturas e maior profundida­de permite um melhor desenvolvi­mento das plantas do que as utilizadas em jardins verticais convencion­ais
FOTOS: VASOS DA TERRA Sua forma com duas alturas e maior profundida­de permite um melhor desenvolvi­mento das plantas do que as utilizadas em jardins verticais convencion­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil