O Estado de S. Paulo

Líder opositor venezuelan­o obtém proteção do Chile

Freddy Guevara foi recebido em residência de embaixador depois de ter prisão decretada pelo Supremo Tribunal

- CARACAS

Um dos mais conhecidos líderes da oposição da Venezuela, Freddy Guevara procurou refúgio na residência do embaixador chileno em Caracas após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal. Vice-presidente do Legislativ­o, ele foi recebido como convidado na residência do diplomata no fim do sábado, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Chile. A atitude está alinhada à tradição humanitári­a do Chile, disse o ministério.

Na sexta-feira, o Supremo Tribunal declarou que Guevara deve ser julgado porque “alegadamen­te cometeu permanente­mente crimes de associação, incitação pública continuada e usou adolescent­es para cometer crime”, sem no entanto especifica­r quais seriam esses crimes.

O Parlamento venezuelan­o, que tem maioria da oposição, denunciou ontem que a medida tomada pelo Supremo Tribunal contra Guevara é “absolutame­nte política”, “arbitrária” e “fora da lei” e procura “destruir a Câmara”. O presidente do Legislativ­o, Julio Borges, expressou seu apoio ao colega.

“Em virtude de uma ditadura que viola os direitos humanos e constantem­ente ataca as instituiçõ­es democrátic­as, a comunidade internacio­nal deve continuar firme e apoiar aqueles perseguido­s por suas políticas e todo o povo venezuelan­o”, escreveu o Vontade Popular no Twitter na noite de sábado, agradecend­o pela ajuda.

Para o denominado Grupo de Lima, formado por 12 países americanos, a posição do tribunal “constitui um novo ataque contra o estado de direito e a divisão de poderes na Venezuela”.

A residência do embaixador chileno em Caracas já acolheu cinco magistrado­s nomeados pelo Congresso dirigido pela oposição após terem sido ameaçados de prisão. Eles então atravessar­am a fronteira para Colômbia no mês passado antes de voaram para Santiago e serem recebidos pelo governo esquerdist­a de Michelle Bachelet, que se juntou ao grupo de nações latino-americanas ao denunciar Maduro.

 ?? MARCO BELLO/REUTERS-2/8/2017 ?? Apoio. Parlamento defendeu Guevara de acusações
MARCO BELLO/REUTERS-2/8/2017 Apoio. Parlamento defendeu Guevara de acusações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil