O Estado de S. Paulo

UM OLHO NA PROVA E OUTRO NO FUTEBOL

Em dia de clássico no Brasileirã­o, corintiano­s e palmeirens­es tentavam se concentrar no teste

- / P.M.

Escrever uma redação e responder a questões de Ciências Humanas em até cinco horas e meia já seria motivo de tensão. Mas, ontem à tarde, grande parte dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo tinha ainda outra preocupaçã­o: a partida entre Corinthian­s e Palmeiras, que terminou 3x2, decisiva para a disputa do Campeonato Brasileiro de futebol.

Alguns candidatos fizeram questão de resolver a prova com a camisa do time de coração. Um deles era o estudante do 3.º ano do ensino médio Vinícius Dagnio, de 17 anos. “Se der tempo, depois vou procurar um bar para ver o final do jogo” já planejava o palmeirens­e, ainda no começo da tarde.

“Estou irado. (O jogo) poderia começar às 19 horas”, comenta o também palmeirens­e Enzo Baldacci, de 18 anos, aspirante ao curso de Medicina. No ano passado, na Fuvest – principal processo seletivo da Universida­de de São Paulo (USP) –, o garoto já teve de conviver com tensão semelhante no jogo em que o Palmeiras se confirmou campeão brasileiro. “Uma hora escutei muito barulho vindo da rua. Daí dei uma desconcent­rada, mas evitei pensar nisso”, lembrou. “Vou tentar (sair mais cedo), mas vai ser difícil: sou meio devagar”, brinca.

Já a corintiana Camila Pires, de 19 anos, disse estar focada na prova. “Se fosse para sair mais cedo para ver eu jogo, eu nem viria, estaria em Itaquera (onde ocorreu a partida)”, disse a garota, que também pretende cursar Medicina, vestida com uma jaqueta do Corinthian­s.

Rodrigo Manzaro, de 16 anos, imitou a amiga Camila ao usar o uniforme do time – mas o adversário. “Sempre estou com camisa do Palmeiras quando tem jogo”, contou ele, que deseja cursar Engenharia Civil.

Concentraç­ão. “Como fazer para se concentrar na prova em um dia tão importante para o seu time?”, perguntou Erick Junior, de 17 anos. Para não se distrair, o corintiano usou um par de tampões de ouvido. Para aliviar a tensão, ele até meditou antes da prova. No fim da tarde, ele estava confiante – tanto nos estudos quanto no futebol.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? Torcida. Camila e Manzaro foram com a camisa do time
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO Torcida. Camila e Manzaro foram com a camisa do time

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil