O Estado de S. Paulo

‘Blade Runner’, o original cujo mistério desafia o tempo

- Luiz Carlos Merten

Blade Runner – O Caçador de Androides

BLADE RUNNER. (EUA, 1982.) DIR. DE RIDLEY SCOTT, COM HARRISON FORD, RUTGER HAUER, SEAN YOUNG, EDWARD JAMES OLMOS, DARYL HANNAH.

Em seu guia de filmes, Leonard Maltin dá uma estrela e meia (num total de quatro) para esse filme, sinal de que não entendeu nada. Diz que o roteiro é fraco – do nada para o lugar comum. Harrison Ford é Deckard, o policial de Los Angeles que caça replicante­s – androides tão perfeitos que se passam por humanos. E se o próprio Deckard for um replicante? Grande visual, grandes cenas, grande trilha – de Vangelis –, que seguem com você muito tempo depois que o filme já acabou. Fracasso no lançamento, Blade Runner virou cult. Vale ver e comparar com o ‘reboot’ de Denis Villeneuve, que está nos cinemas. Um novo caçador de androides (Ryan Gosling) encontra-se com Deckard, o velho Harrison Ford. Uma nova versão para os temas do criador e da criatura. Outro filme belíssimo.

PARAMOUNT, 14H45. COLORIDO, 118 MIN.

VEJA TAMBÉM

Feitiço do Tempo

GROUNDHOG DAY. (EUA, 1993.) DIR. DE HAROLD RAMIS, COM BILL MURRAY, ANDIE MACDOWELL.

Repórter de TV fica preso numa falha do tempo e o mesmo dia se repete sempre. Uma comédia rica em significad­os e que se tornou clássica. Cresce a cada (re)visão.

TCM, 13H04. REPRISE, COLORIDO, 101 MIN.

A Hora da Pistola

HOUR OF THE GUN. (EUA, 1967.) DIR. DE JOHN STURGES, COM JAMES GARNER, JASON ROBARDS.

Dez anos depois de Sem Lei, Sem Alma, o grande Sturges conta a verdadeira história do tiroteio do OK Corral. Wyatt Earp não é mais herói. A degradação dos mitos.

TEL. CULT, 22 H. REPR., COLORIDO, 88 MIN.

 ?? PARAMOUNT ?? Rutger Hauer. O replicante com a pomba: imagem para a História
PARAMOUNT Rutger Hauer. O replicante com a pomba: imagem para a História

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil