O Estado de S. Paulo

Marcelo Melo está de volta ao topo do ranking nas duplas

Brasileiro lidera tanto a classifica­ção individual como a dos duplistas, esta em companhia com o parceiro, Lukasz Kubot

- LONDRES

Marcelo Melo voltou ontem à liderança do ranking individual de duplas da ATP. Campeão do Masters 1000 de Paris no domingo ao lado de Lukasz Kubot, o brasileiro assumiu o primeiro lugar com 8.510 pontos, mesma pontuação do polonês. No entanto, leva vantagem por ter disputado um torneio a menos na temporada, 23 a 24. Os dois foram a dupla número 1 do mundo e são considerad­os favoritos no ATP Finals, na próxima semana, em Londres.

O retorno à liderança, depois de ficar no topo por cinco semanas em julho, coroa uma temporada praticamen­te perfeita de Melo e sua parceria com Kubot. “Jogamos muito bem em Paris. Também antes, em Viena, onde acabamos perdendo nos detalhes. Temos usado toda essa confiança, fazendo bons torneios desde Xangai. É uma época da temporada muito boa para nós, a superfície, a maneira de jogar, e conseguimo­s aproveitar. Esperamos continuar no Finals da mesma maneira, o que seria muito bom para nós’’, disse ontem o brasileiro, em Londres, onde já se prepara para o torneio que reunirá os melhores tenistas do ano.

Comandar o ranking não é novidade para Melo, que chegou ao topo pela primeira vez em novembro de 2015 e lá ficou por 19 semanas e no ano seguinte liderou por três semanas. Este ano, porém, realizou seu grande sonho: ser campeão em Wimbledon. E tem objetivos mais ambiciosos, dentro de seu projeto de evolução constante.

“Importante continuar evoluindo da melhor maneira possível. Lógico que temos o sonho de conquistar torneios como Roland Garros (foi campeão em 2015) e Wimbledon, principais Grand Slam do ano. Terminar como número 1 do mundo acho que é agora a meta principal, tanto no individual como junto com o Lukasz’’, disse Melo. “Ele merece também, por estar comigo em todas as conquistas. Então vamos buscar isso aqui no Finals. Acredito que, tanto eu como ele, somos merecedore­s deste resultado.’’

Nesta temporada, ele é Kubot já conquistar­am outros quatro títulos – Madri, Miami, Halle (Alemanha) e Hertogenbo­sch (Holanda) –, além de três vices, em Shanghai (China), Indian Wells e Washington.

No ranking de simples, a liderança é de Rafael Nadal, com 10.645 pontos, seguido por Roger Federer, 9.005, e pelo alemão Alexander Zverev, bem atrás, com 4.410.

 ?? CHRISTOPHE PETIT TESSON-5/11/2017 ?? Líder. Campeão em Paris, Marcelo Melo comanda o ranking
CHRISTOPHE PETIT TESSON-5/11/2017 Líder. Campeão em Paris, Marcelo Melo comanda o ranking

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil