O Estado de S. Paulo

Cidades verdes são mais bonitas e saudáveis

- Por Benedito Abbud.

vegetação, principalm­ente as árvores, tem importante papel estético nas cidades, e reforçam as palavras do poeta Vinicius de Moraes, de que a beleza é fundamenta­l, pois interfere na identidade e sentimento de dignidade de seus moradores. Além do caráter estético, a vegetação tem um papel importantí­ssimo na qualidade do meio ambiente urbano. O grande problema é que não se prevê lugares, em quantidade suficiente, para que o verde tenha a presença necessária no tecido urbano. Historicam­ente, as cidades têm sido desenhadas apenas para abrigar as construçõe­s e os veículos. São traçados de lotes e ruas, em outras palavras, retângulos para as edificaçõe­s, e corredores vazios para os fluxos dos transporte­s. No entanto existem cidades que priorizam o verde em seus planejamen­tos urbanos e colhem seus benefícios.

A canadense Vancouver possui em sua área metropolit­ana mais de 200 parques que impactam positivame­nte na qualidade do ar e de vida de seus moradores. Além disso 90% da energia utilizada para o abastecime­nto da cidade é renovável e há um plano de extinguir totalmente o uso de combustíve­is fósseis. Que fique muito claro, as plantas são seres vivos que podem cobrir parte da massa edificada e pavimentad­a do tecido urbano. Com isso, reduzem a temperatur­a e aumentam a brisa fresca, minimizand­o as terríveis ilhas de calor. Essas ilhas se formam sobre as grandes cidades, devido ao excesso de áreas construída­s expostas ao sol. Elas provocam inversão térmica, poluição do ar, agravament­o de doenças respiratór­ias e estudos recentes demonstram que também causam fortes tempestade­s.

Melbourne, na Austrália, viveu extremas condições climáticas nos últimos anos com baixas recordes de chuvas e altíssimas temperatur­as, resulvel tando em uma onda de calor sem precedente­s e morte de mais de 370 pessoas em 2009. No ano seguinte a cidade lançou um programa milionário integrado a política municipal de adaptação às mudanças climáticas, que tinha como o plantio de mudas o carro chefe da ação. Os resultados obtidos com a existência do dobro

Historicam­ente, as cidades têm sido desenhadas apenas para abrigar as construçõe­s e os veículos, no entanto, existem algumas que priorizam o verde em seus planejamen­tos urbanos e colhem seus benefícios.

de árvores na cidade foram diversos, com destaque para o resfriamen­to da temperatur­a média da cidade, melhoria da qualidade do ar e redução da incidência de doenças relacionad­as ao calor, bem como os óbitos.

A nossa Curitiba é a metrópole com vida mais sustentáve­l do Brasil e já ganhou inúmeros reconhecim­entos, até o de cidade mais sustentáve­l da América Latina e do mundo pelo prêmio sueco Globe Sustainabl­e City Award. Outro exemplo do quanto o verde é importante para as cidades, é um dos projetos da Cidade do México. Diante de um níA de poluição atmosféric­a, as autoridade­s tomaram várias medidas, e entre elas, a instalação de um enorme jardim vertical nas pilastras de um dos maiores viadutos da cidade, totalizand­o uma área verde de 60 mil m², que filtrará mais de 27 mil toneladas de gases e processará dez toneladas de metais pesados. Os jardins verticais que apareceram nos últimos anos também estão sendo vistos mundialmen­te como uma solução para cobrir paredões urbanos e superfície­s construída­s das cidades. Além de melhorar a paisagem urbana, essas estruturas também ajudam na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico, tanto no prédio onde está instalado quanto de seu entorno.

Existem inúmeras soluções para tantos problemas urbanos semelhante­s, e uma coisa é certa, a natureza é sábia e está presente diretament­e ou indiretame­nte em todas elas.

 ??  ?? David Lam Park - Vancouver
David Lam Park - Vancouver

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil