O Estado de S. Paulo

No PT, decisão causa frustração e receio

- Ricardo Galhardo

Adecisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) de aumentar para 24 anos de prisão a pena do ex-tesoureiro João Vaccari Neto provocou ondas de frustração e receio no PT.

Frustração porque depois de duas decisões favoráveis a Vaccari no próprio TRF4, que absolveu o ex-tesoureiro contrarian­do condenaçõe­s do juiz Sérgio Moro, o partido esperava que os tribunais superiores pudessem conceder um habeas corpus ou relaxar a prisão cautelar à qual Vaccari está submetido desde abril de 2015.

Receio porque os petistas que acreditam em uma absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 se apegavam às decisões favoráveis a João Vaccari como forma de manter a esperança de uma candidatur­a de Lula à Presidênci­a da República em 2018.

O partido não deve se manifestar oficialmen­te sobre a decisão do TRF-4, mas petistas consideram a decisão um prenúncio em relação ao recurso apresentad­o pelo ex-presidente. Segundo o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), um dos formulador­es jurídicos do PT, o julgamento foi político. “Um homicida não pega uma pena dessas, nem um estuprador”, disse ele.

Para Damous, seja qual for o resultado do julgamento do caso de Lula no TRF-4, deve seguir o mesmo roteiro. “Seja absolvido, seja condenado, em ambos casos o julgamento de Lula será político”, afirmou o deputado petista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil