O Estado de S. Paulo

Ferrari chega ao País e ameaça sair da categoria em 2021

- Ciro Campos

A mais tradiciona­l equipe da Fórmula 1 chega ao GP do Brasil abalada pela derrocada no campeonato, sem confiança pelo retrospect­o recente em Interlagos e descontent­e nos bastidores. A Ferrari tenta no próximo domingo, com a corrida em São Paulo, amenizar frustraçõe­s.

A temporada começou promissora para a equipe. A escuderia italiana somou quatro vitórias em 2017 com o alemão Sebastian Vettel, líder do Mundial durante as 12 primeiras etapas.

Mas a Ferrari caiu de rendimento, viu as concorrent­es crescerem a já soma sete corridas sem vencer. Para piorar, a Mercedes já é campeã antecipada­mente tanto no Mundial de Construtor­es como no de Pilotos, com Lewis Hamilton.

A vinda ao Brasil não representa, no entanto, um refresco aos italianos. Interlagos é uma das pistas do calendário em que a Ferrari está há mais tempo sem vencer. A última vitória em São Paulo foi em 2008, ainda com Felipe Massa.

O momento ruim se soma à ameaça recente do presidente da escuderia, Sérgio Marchionne, de deixar a categoria em 2021. O dirigente não gostou das propostas técnicas apresentad­as pelo grupo Liberty, dono da Fórmula 1, para mudanças no regulament­o de competição. “Há alguns pontos com os quais não concordamo­s, como, por exemplo, perder independên­cia na montagem do motor. Não quero continuar se assim for”, disse o dirigente.

ANTERO GRECO Excepciona­lmente hoje a coluna não é publicada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil