O Estado de S. Paulo

União quer manter poder parcial em ação da Embraer

- COM MARIANA DURÃO

Questionad­o pelo Tribunal de Contas da União (TCU) quanto aos poderes das ações de classe especial, as chamadas golden shares, o Ministério da Fazenda sugeriu a manutenção apenas dos pontos que tratam sobre segurança nacional no caso da fabricante de aviões Embraer. O direito de veto para a mudança de nome e marca, contudo, deixaria de existir. No caso da mineradota Vale e do ressegurad­or IRB Brasil Re, a Pasta teria sinalizado que todos os poderes hoje atribuídos por essas ações podem ser retirados sem prejuízos à União. No caso do IRB, a União pode, inclusive, ter ganho com a mudança. Isso porque a gigante Berkshire Hathaway, do megainvest­idor americano Warren Buffett, mantém conversas com o ressegurad­or, de olho na compra do controle da companhia, o que incluiria a fatia que está nas mãos do governo.

» Facilidade. O desejo da Fazenda de extinguir as golden shares visa a facilitar o processo de venda de empresas estatais ou de capital misto. Como essas ações dão poder específico à União, o entendimen­to do governo é que não faz sentido mantê-las em companhias privatizad­as.

» Antes tarde. A expectativ­a era de que a extinção da golden share entrasse na pauta do TCU em outubro. No fim do mês passado, contudo, foi solicitada prorrogaçã­o do prazo. Assim, o Ministério da Fazenda tem até 10 de novembro para apresentar documentaç­ão. Procurado, o TCU informou que dificilmen­te o processo será levado a julgamento ainda neste mês. O Ministério da Fazenda não comentou.

» Mais uma. Um novo imbróglio está batendo na porta da Refinaria Manguinhos. Dessa vez, o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a condenação de oito ex-executivos da companhia por crime contra a ordem tributária.

» Já sabiam. Para o órgão, os colaborado­res, que pertenciam ao conselho fiscal da empresa, tinham conhecimen­to de que o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria­s e Serviços (ICMS) não era pago pela empresa e sabiam que a Manguinhos não estava agindo de acordo com a lei.

» Contra a ordem. O Ministério Público pede, ainda, indenizaçã­o de R$ 72,7 milhões por danos materiais causados ao erário. Procurada, a Manguinhos informou que a ação é contra os antigos gestores da refinaria, da época do Grupo Peixoto de Castro e Repsol, e que os mesmos “não fazem mais parte dos quadros da refinaria”.

» Ambiciosa. Depois de dobrar seu faturament­o na última Black Friday, a Dotz, programa de fidelidade por coalizão do varejo brasileiro, traçou uma meta mais ousada para a edição deste ano. Sua expectativ­a é triplicar a receita em comparação à média de 2017. Para atingi-la, investiu em uma pesquisa de interesse de compra.

» Sob medida. A iniciativa do programa de fidelidade visa a entender melhor o perfil do cliente e seus desejos. Com uma oferta mais customizad­a, a Dotz espera converter as vontades de seus 23 milhões de clientes em mais negócios.

» Até que enfim. Os sinais de retomada econômica animaram a Festo, umas das líderes globais em automação industrial, a realizar novos investimen­tos no Brasil. Na semana que vem, o vice-presidente do grupo alemão, Ansgar Kriwet, virá ao Brasil anunciar o aporte de R$ 5 milhões na unidade que possui na cidade de São Paulo e uma nova linha de produção para exportação de válvulas. Na ocasião, deve ainda divulgar a ampliação da rede de distribuid­ores e consultore­s, a partir da qual espera elevar seu market share no País.

» Networking. À frente da Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) desde agosto, Marcelo Barbosa vai aos Estados Unidos na próxima semana para uma série de encontros institucio­nais. Entre os dias 13 e 15 de agosto, passará por Nova York e Washington.

» Passo a passo. A agenda inclui encontros com investidor­es de grandes fundos, acadêmicos da Universida­de de Columbia, além de representa­ntes da Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM dos Estados Unidos), do Internatio­nal Finance Corporatio­n (IFC) e Banco Interameri­cano de Desenvolvi­mento (BID). O presidente do órgão vai mostrar o que está sendo feito no Brasil em termos de regulação, além de ouvir os estrangeir­os sobre o mercado de capitais brasileiro.

 ?? SÉRGIO FUJIKI / EMBRAER – 7/3/2017 ??
SÉRGIO FUJIKI / EMBRAER – 7/3/2017
 ?? FABIO MOTTA / ESTADÃO – 25/8/2017 ??
FABIO MOTTA / ESTADÃO – 25/8/2017
 ?? WILTON JUNIOR / ESTADÃO – 18/10/2012 ??
WILTON JUNIOR / ESTADÃO – 18/10/2012

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil