O Estado de S. Paulo

Problemas no motor

-

Comprei um Fox zero-km. Aos 6 mil km, antes mesmo da primeira revisão, surgiu um barulho parecido com o de motor fundindo. O consultor da autorizada alegou que se tratava de uma caracterís­tica do modelo, mas a cada dia o ruído ficava mais forte. Deixei o carro novamente na concession­ária, que constatou que o barulho não era normal e enviou à fábrica um vídeo do motor em funcioname­nto. Foi feita uma descarboni­zação do motor, que teve efeito apenas paliativo. Depois de mais quatro idas à concession­ária, propuseram a substituiç­ão do motor. Não aceitei a solução e pedi um carro novo, o que recusaram, mesmo depois de eu haver feito uma reclamação no Procon. Se um carro usado já sofre desvaloriz­ação, pior ainda se tiver no documento uma anotação de que o motor foi trocado. Renato Guerino de Souza, CAPITAL

VW responde: nossa rede de concession­árias está à disposição para realizar as análises necessária­s à conclusão do caso.

O leitor diz que não pretende levar o carro novamente à autorizada, pois já sabe que a VW só aceitará a troca do motor, com a qual ele não concorda. Ele entrou com ação judicial, em que houve duas tentativas frustradas de acordo.

Advogado: de fato, nas situações em que o reparo possa reduzir o valor de mercado do bem, o fornecedor está obrigado a fazer a troca do produto defeituoso, para não prejudicar o consumidor. O caso de um veículo com defeito que imponha a substituiç­ão do motor se enquadra perfeitame­nte nessa regra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil