O Estado de S. Paulo

Federer tem caminho duro em Londres

Suíço cai na chave mais difícil do ATP Finals; Nadal tem adversário­s mais fáceis no torneio com oito os melhores

-

Roger Federer terá pela frente adversário­s considerad­os mais complicado­s na primeira fase do ATP Finals, torneio que reunirá em Londres a partir de domingo os oito melhores tenistas da temporada. Atual vice-líder do ranking mundial, o suíço vai encarar o alemão Alexander Zverev, terceiro colocado da ATP, e o croata Marin Cilic, o quinto, além do embalado norte-americano Jack Sock, o nono, mas que vem da conquista do Masters 1.000 de Paris.

Esta chave foi denominada Grupo Pete Sampras. Já o espanhol Rafael Nadal, que já garantiu a condição de número 1 do mundo até o final deste ano, encabeça o Grupo Boris Becker, que também contará com o austríaco Dominic Thiem, o búlgaro Grigor Dimitrov e o belga David Goffin, respectivo­s quarto, sexto e oito colocados da ATP.

Nadal é franco favorito a conquistar uma das vagas do seu grupo nas semifinais do ATP Finals. O espanhol, entretanto, luta para se recuperar de uma lesão no joelho que provocou a sua desistênci­a do último Masters de Paris e tem condição física incerta para a importante competição na capital inglesa.

Federer também defenderá favoritism­o em sua chave, até pelo seu histórico de hexacampeã­o do torneio, com os títulos de 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011, mas enfrentará rivais considerad­os mais fortes no piso duro e rápido como o do ATP Finals. Ele estreia domingo, contra Sock.

Dono de seis troféus neste ano, entre eles um histórico décimo título de Roland Garros e um tricampeon­ato do US Open, Nadal busca ainda o seu primeiro troféu do torneio que fecha a temporada após 12 participaç­ões seguidas – os seus melhores resultados foram os vices de 2010 e 2013. Seu primeiro jogo será segunda, contra Goffin.

Duplas. A chave de duplas terá um duelo entre brasileiro­s na primeira fase. Isso porque Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot caíram no Grupo Woodbridge/Woodforde, o mesmo de Bruno Soares e o britânico Jamie Murray. Também estão no grupo os irmãos americanos Bob e Mike Bryan e o croata Ivan Dodig, que joga com o espanhol Marcel Granollers.

O outro grupo das duplas do ATP Finals, denominado Eltingh/Haarhuis, tem o finlandês Henri Kontinen e o australian­o John Peers como principais cabeças de chave e também conta com a parceria francesa Pierre-Hugues Herbert/Nicolas Mahut e com os times Ryan Harrison (Estados Unidos)/Michael Venus (Nova Zelândia) e Jean-Julien Rojer (Holanda)/Horia Tecau (Romênia).

Cabeças de chave número 1, Melo e Kubot estreiam na segunda contra Dodig e Granollers. No mesmo dia, Bruno Soares e o escocês Jamie Murray duelam com os irmãos Bob e Mike Bryan.

 ?? ANDY BUCHANAN/AFP–7/11/2017 ?? Taças. Suíço ganhou dois Grans Slams em 2017
ANDY BUCHANAN/AFP–7/11/2017 Taças. Suíço ganhou dois Grans Slams em 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil