O Estado de S. Paulo

Bola da Copa da Rússia revive clássico de 1970

-

Apresentad­a em Moscou, a Telstar 18 foi inspirada no modelo do México.

A Fifa apresentou ontem, em Moscou, a bola oficial da Copa do Mundo de 2018. Batizada de Telstar 18, o modelo foi produzido pela Adidas e inspirado na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 70, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeon­ato.

A Copa da Rússia será a primeira desde 1994, nos EUA, a ter uma bola preta e branca.

A Telstar 18 é uma repaginaçã­o do modelo clássico com 32 gomos pretos e brancos. O nome da original – a primeira bola de Copa produzida pela empresa alemã – veio da expressão “estrela de TV”, já que o padrão com detalhes pretos, à época, foi projetado para se destacar nos televisore­s ainda sem cor da década de 70.

“A bola evoca memórias inesquecív­eis da Copa de 70 e de lendas como Pelé, Gerd Müller, Giacinto Facchetti, Pedro Rocha e Bobby Moore, e vai alimentar os sonhos daqueles que disputarão o prêmio mais cobiçado do futebol”, diz a Fifa em seu site oficial.

O argentino Lionel Messi participou do lançamento da bola, equipada com um chip.

Amistoso. A seleção brasileira faz hoje contra o Japão, em Lille, o primeiro amistoso na Europa sob comando de Tite. A partida começa às 10h, de Brasília.

Tite vai fazer vários testes na equipe, que jogará com Alisson; Danilo, Jemerson, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Fernandinh­o, Giuliano, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

O treinador considera que ainda há erros e correções a fazer rapidament­e para a Copa e revelou como faz para atingir o objetivo. “Quando acaba o jogo, eu não dou o feedback daquilo que foi feito de certo e de errado. No retorno (dos atletas) a primeira coisa que eu faço é dar o feedback”, contou Tite.

No jogo de hoje vai ser feita também mais uma a experiênci­a com o árbitro de vídeo.

 ??  ?? Clima de GP. Mecânicos da equipe Williams treinam troca de pneus em Interlagos
Clima de GP. Mecânicos da equipe Williams treinam troca de pneus em Interlagos
 ??  ?? Telstar 18. Nova bola da Copa do Mundo foi apresentad­a em Moscou
Telstar 18. Nova bola da Copa do Mundo foi apresentad­a em Moscou
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil