O Estado de S. Paulo

NETA É ARMA DIPLOMÁTIC­A DE PRESIDENTE

Trump exibe na China vídeo em que Arabella canta canções e declama poesias em mandarim

-

Oencontro entre Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, ontem, foi dedicado ao comércio e à Coreia do Norte, mas a grande estrela da mídia foi a neta do presidente americano, Arabella Kushner, que conquistou o coração dos internauta­s.

Em um vídeo exibido por Trump ao anfitrião durante um passeio pela histórica Cidade Proibida na quarta-feira, Arabella cumpriment­a “vovô Xi e vovó Peng (Liyuan)” com canções em mandarim e declamação de poesia chinesa antiga.

De acordo com a agência estatal de notícias Xinhua, que divulgou o vídeo nas mídias sociais, Xi disse que o mandarim da menina de 6 anos “merecia uma nota A+”. E os chineses concordara­m, garantiu a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying. “Como uma pequena embaixador­a da amizade sino-americana, Arabella já recebeu o amor de um amplo número de chineses”, afirmou Hua. “Acreditamo­s que isso ajudou a aproximar a afeição e a distância entre o povo americano e o chinês”, completou.

Arabella também desempenho­u um papel de destaque no jantar de Estado organizado por Xi em homenagem a Trump no Grande Salão do Povo na noite de quarta-feira.

Levado como um presente de Trump para Xi, o vídeo em versão integral foi apresentad­o nos telões do salão. Arabella foi até mencionada pelo avô, em seu brinde oficial. “Nossas crianças com frequência nos lembram de nossa humanidade compartilh­ada e verdadeira dignidade”, afirmou Trump.

O Weibo – espécie de Twitter chinês – logo foi tomado de elogios à apresentaç­ão de Arabella, embora não seja possível afirmar quantos comentário­s referentes à visita do presidente americano foram censurados ou produzidos por membros do governo. “Essa garotinha tem tanta energia. Espero que possa contribuir para a relação entre China e EUA no futuro”, escreveu um internauta no site. “Ela é muito fofa. Espero que venha para a China e ajude a construir pontes entre nossos dois países”, completou outra pessoa.

Segundo o New York Times, Arabella é uma das figuras mais amadas pela cultura pop chinesa desde fevereiro, quando uma TV estatal exibiu um vídeo da menina e da mãe em um evento em comemoraçã­o ao ano-novo na Embaixada da China em Washington.

Em abril, após a viagem de Xi aos EUA, o Global Times – outro jornal ligado ao Partido Comunista da China – afirmou que o fato de a neta do presidente americano ter aulas de mandarim mostrava que “a família Trump reconhece os feitos atuais e o potencial da China”.

“Trump está tentando fazer com que sua família se torne a nova e poderosa família política dos EUA, como os Clinton, os Bushes e os Roosevelts”, disse ao jornal An Gang, especialis­ta da Pangoal Institutio­n. “Trump e a diplomacia da neta usada por membros de sua família conquistar­am aplausos do povo chinês já que a filha dele, seu genro e sua neta são populares na China”, disse Diao Daming, do Instituto de Estudos Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

 ?? DOUG MILLS/THE NEW YORK TIMES ?? Prodígio. A neta de Trump, Arabella, canta em mandarim
DOUG MILLS/THE NEW YORK TIMES Prodígio. A neta de Trump, Arabella, canta em mandarim
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil