O Estado de S. Paulo

Croácia goleia e encaminha vaga; Suíça vence fora

Croatas bateram os gregos por 4 a 1 e estão com um pé na Rússia. Suíços venceram a Irlanda do Norte por 1 a 0

- ZAGREB, Croácia

A Croácia ficou bem próxima de uma vaga para a Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia, ao golear a Grécia por 4 a 1, ontem em Zagreb, no jogo de ida da repescagem das Eliminatór­ias Europeias. O time anfitrião contou com o apoio de cerca de 30 mil torcedores, que lotaram o estádio Maksimir. Modric, Perisic, Kalinic e Kramaric marcaram os gols da tranquila vitória. Sokratis descontou para os visitantes.

A partida de volta acontecerá neste domingo, em Atenas, e a seleção grega precisará de uma vitória por 3 a 0 ou por quatro ou mais gols de diferença para ir ao Mundial. Também terá que ajeitar o setor defensivo, que no jogo de ida deixou o adversário à vontade para criar as suas chances de gol.

Os croatas dominaram a partida desde o início e abriram o marcador logo aos 12 minutos. O goleiro grego Karnezis se atrapalhou após receber uma bola recuada, perdeu a disputa para Kalinic e cometeu pênalti. Modric bateu no canto esquerdo do goleiro para abrir o marcador.

Cinco minutos depois veio o segundo. Strinic avançou sem marcação pela esquerda e cruzou rasteiro. Kalinic apareceu livre na primeira trave e desviou para as redes. A Grécia chegou a dar um susto no adversário ao diminuir com Sokratis, aos 32. Após cobrança de escanteio, o zagueiro desviou de cabeça e diminuiu o prejuízo para 2 a 1.

A Croácia, no entanto, não se desesperou e retomou o rumo da partida três minutos mais tarde. Vrsaljko cruzou da direita na medida para Perisic marcar de cabeça e fazer 3 a 1.

No segundo tempo, logo aos três minutos, a Croácia decretou a goleada após mais um erro de recuo dos gregos. Vrsaljko roubou a bola e tocou para Kramaric fazer com o gol vazio. O time anfitrião poderia ter aumentado ainda mais o placar. Mas com o 4 a 1, os croatas tiraram o pé e se mostraram satisfeito­s com o resultado.

No outro jogo da repescagem de ontem a Suíça derrotou a Irlanda do Norte por 1 a 0, no estádio Windsor Park, em Belfast, e também ficou mais próxima de uma vaga para o Mundial na Rússia. Ricardo Rodríguez, de pênalti, fez o gol da partida aos 13 minutos do segundo tempo. A duelo de volta está marcado para este domingo, na Basileia. Amistosos. A seleção do Irã derrotou o Panamá por 2 a 1, ontem, em Viena, na Áustria, em amistoso preparatór­io para a Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia. As duas seleções estão garantidas no Mundial e realizam os últimos testes.

O time do Irã, comandado pelo técnico português Carlos Queiroz, carimbou o passaporte ao terminar em primeiro lugar do Grupo A nas Eliminatór­ias Asiáticas, sete pontos à frente da Coreia do Sul, que ficou na segunda colocação e também se classifico­u. A seleção iraniana participar­á da Copa do Mundo pela quinta vez em sua história, a segunda seguida. Também esteve presente em 1978, 1998, 2006 e 2014, quando foi eliminada na fase de grupos.

O Panamá participar­á pela primeira vez de um Mundial. E seus torcedores comemorara­m a classifica­ção com tamanha festa, que na ocasião o presidente Juan Carlos Varela decretou feriado nacional no dia seguinte. A seleção venceu a Costa Rica por 2 a 1 na rodada final e terminou em terceiro lugar as Eliminatór­ias da Concacaf, deixando para trás os Estados Unidos, que ficaram em quinto e não viajarão para a Rússia. Dentro de campo, todos os gols saíram no primeiro tempo. O iraniano Ashkan Dejagah abriu o placar aos 15 minutos, de pênalti, e Saman Ghoddos ampliou o marcador três minutos depois. Gabriel Torres descontou aos 39 minutos e deu números finais ao confronto.

 ??  ?? Na rede. Ricardo Rodríguez celebra gol da Suíça em Belfast Goleada. Perisic festeja terceiro gol croata contra a Grécia
Na rede. Ricardo Rodríguez celebra gol da Suíça em Belfast Goleada. Perisic festeja terceiro gol croata contra a Grécia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil