O Estado de S. Paulo

Biblioteca global

No Brasil há mais de uma década, BookCrossi­ng conquistou crianças e adultos

-

E se o mundo inteiro fosse uma grande biblioteca? Essa ideia, que parece fruto da imaginação fértil de uma criança, foi levada bem a sério por alguns adultos, dando origem a um movimento global chamado BookCrossi­ng. Funciona basicament­e assim: alguém “esquece” um livro em um local público ou privado para que outra pessoa o encontre, leia a obra, que deverá ser novamente “esquecida” e achada por outro leitor – e assim por diante.

A iniciativa, que chegou a São Paulo há 11 anos, não conquistou apenas os já crescidos. A garotada também se beneficia da brincadeir­a. “Contamos com 19 pontos de troca na capital paulista, que incluem desde biblioteca­s públicas e universida­des até comércios, como cafés e restaurant­es. Sempre temos livros infantis nesses locais e é comum que os pais deixem e levem obras voltadas para crianças”, explica Helena Castello Branco, coordenado­ra do movimento no Brasil.

Ela conta que conheceu o BookCrossi­ng por meio de um amigo, que teve contato com o projeto em Nova York. Helena se encantou com a ideia e resolveu trazê-la para o País, motivada pelo desejo de ajudar a democratiz­ar a cultura e estimular o hábito da leitura. “Acreditamo­s %HermesFile­Info:-65:20171110:YYQ:: que o incentivo deve começar desde cedo, pois para termos um adulto apaixonado por livros, é essencial que ele tome gosto por isso desde criancinha, seja na escola, seja em casa.”

Ao contrário das biblioteca­s, onde é preciso seguir regras, o BookCrossi­ng preza pela liberdade. Longe do “confinamen­to” das estantes, os livros são “soltos” em lugares inusitados – sempre com mensagens convidativ­as aos futuros leitores – e podem ser degustados no tempo de cada um, sem prazo predetermi­nado.

“Trata-se de um projeto de baixo custo e acessível para quem organiza e para o público. Sem falar que também contribui com a sustentabi­lidade, ajudando a economizar recursos.”

Hoje, a iniciativa, que nasceu na Califórnia, em 2001, está presente em 132 países, com 1,8 milhão de participan­tes cadastrado­s e mais de 12 milhões de livros compartilh­ados. No Brasil, o projeto já conta com pontos de troca em 17 estados e no Distrito Federal.

 ??  ?? Ponto de BookCrossi­ng na Avenida Paulista, em São Paulo
Ponto de BookCrossi­ng na Avenida Paulista, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil