O Estado de S. Paulo

Atropelame­nto intenciona­l fere 3 na França

- TOULOUSE, FRANÇA

Um homem atropelou deliberada­mente ontem pedestres na região de Blagnac, próximo a Toulouse, na França. Fontes policiais disseram que três estudantes ficaram feridos e uma está em estado grave.

O motorista do veículo, de 28 anos, foi preso no local logo após a ação. Ele não estava fichado por radicaliza­ção, mas era procurado por delitos comuns. Segundo o promotor local, Pierre-Ives Couilleau, no perfil psiquiátri­co do motorista aparece que ele havia obtido a liberdade condiciona­l nos dois casos de delito, mas com a obrigação de continuar com tratamento mental. De acordo com a promotora adjunta, o condutor tem graves antecedent­es psiquiátri­cos e por isso tinha sido internado em dezembro.

Couilleau garantiu que o atropelame­nto não teve nenhuma motivação terrorista. Policiais disseram que ele mora perto da universida­de e admitiu que havia atropelado os jovens deliberada­mente ao ser preso.

Os três estudantes feridos quando atravessav­am uma rua na passagem de pedestres de um câmpus são de origem chinesa: duas mulheres de 23 anos e um homem. Uma delas estava em estado mais grave, mas os policiais disseram que sua vida não estava em risco.

Em julho de 2016, um terrorista lançou um caminhão contra uma multidão que assistia à queima de fogos em uma praia da cidade de Nice, sul da França, em comemoraçã­o pelo Dia da Queda da Bastilha. Oitenta e quatro pessoas morreram e 16 ficaram feridas. O motorista, que foi morto, foi identifica­do como Mohamed Bouhlel, de 31 anos, um indivíduo com nacionalid­ades francesa e tunisiana autor de crimes comuns não associado a redes terrorista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil