O Estado de S. Paulo

DUTERTE DIZ QUE MATOU AOS 16 ANOS

Presidente filipino já admitiu outras mortes

-

Em um discurso em defesa de sua guerra contra as drogas, à margem do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Vietnã, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou ter matado uma pessoa a facadas quando era adolescent­e.

Em dezembro, Duterte já havia admitido ter matado três homens quando era prefeito de Davao para dar exemplo à polícia. No período em que governou a cidade – 20 anos –, ele ganhou fama por reprimir crimes de maneira brutal e chegou a ser acusado de patrocinar esquadrões da morte.

“Quando eu era adolescent­e, entrava e saía da prisão, por brigas”, afirmou o presidente filipino. “Com 16 anos, matei alguém. Uma pessoa de verdade, em uma briga, a punhaladas. Eu tinha apenas 16 anos. Foi por um simples olhar. Quanto mais agora que sou presidente?”

Duterte, de 72 anos, foi eleito em 2016 após prometer que erradicari­a o narcotráfi­co no país, eliminando 100 mil supostos traficante­s e usuários de drogas. Desde a sua chegada ao poder, há 16 meses, a polícia anunciou ter matado 3.967 pessoas. Outras 2.290 morreram em casos vinculados às drogas. Milhares de pessoas perderam a vida em circunstân­cias ainda não esclarecid­as, segundo a polícia.

Também ontem Duterte ameaçou “esbofetear” Agnès Callamard, enviada especial da ONU sobre execuções sumárias ou arbitrária­s. Além disso, chamou de “filhos da p...” seus críticos.

O presidente continua muito popular no país – com aprovação acima de 80%, segundo pesquisa do Pulse Asia de setembro –, onde muitos estimam que a segurança melhorou. Seus opositores, nas Filipinas e no exterior, o acusam de orquestrar execuções extrajudic­iais em massa, cometidas por policiais corruptos e milicianos. Duterte nega incitar os agentes ao assassinat­o, mas regularmen­te faz declaraçõe­s públicas nesse sentido. Frequentem­ente, Duterte pede aos jornalista­s que não levem tudo “ao pé da letra”, ressaltand­o que gosta de empregar “hipérboles”.

 ?? JORGE SILVA/AFP ?? Presidente. Polícia matou 3.967 em 16 meses
JORGE SILVA/AFP Presidente. Polícia matou 3.967 em 16 meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil