O Estado de S. Paulo

Vacina é para perto de mata

-

1.

Quem deve se vacinar contra a febre amarela?

A vacina é recomendad­a, na capital paulista, para quem mora na zona norte, em regiões próximas dos parques fechados. Em relação ao último caso anunciado ontem, a vacina será aplicada casa a casa nas áreas afetadas dos bairros Jardim Piratining­a e Jardim São Francisco, na zona leste. Na região norte, 17 postos de saúde funcionarã­o hoje em esquema de plantão, das 8 horas às 17 horas. “O voo do mosquito é de 200 metros. Não tem sentido uma pessoa que mora mais distante se vacinar”, explica o infectolog­ista Celso Granato.

2.

Como serão as ações na Grande São Paulo?

Em Guarulhos, a prioridade é dada a regiões de mata. Doze unidades de saúde já estão vacinando a população e, segundo a prefeitura, mais de 77 mil doses foram aplicadas. Em Osasco, o plano de imunização será definido na segunda-feira. Segundo a Secretaria da Saúde, as ações de vacinação ocorrerão nas cidades da região metropolit­ana neste mês e em dezembro.

3.

Quem já se vacinou deve repetir a dose?

Não. Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, estudos mostram que uma só aplicação é capaz de dar imunidade por toda a vida. O Brasil era o único país a adotar ainda o esquema vacinal em duas doses.

4.

Quais são as reações possíveis à vacina?

Os efeitos colaterais graves são raros. Mas 5% da população pode desenvolve­r sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular por 5 a 10 dias. Não é frequente a ocorrência de reações no local da aplicação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil