O Estado de S. Paulo

Mercado mantém otimismo sobre trajetória da Bolsa

-

A perspectiv­a do mercado financeiro para o desempenho do Ibovespa continua positiva, tendência que vem se consolidan­do há algumas semanas, como mostra o Termômetro Broadcast Bolsa. O levantamen­to tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do índice na semana seguinte. Entre 28 participan­tes, 57,14% disseram ter expectativ­a de alta; 28,57%, de estabilida­de; e 14,29%, de baixa. A pesquisa refere-se ao período entre 13 e 17 de novembro.

No Termômetro anterior, 64,71% tinham percepção de alta para a Bolsa nesta semana; 20,59%, de estabilida­de; e de 14,71%, de queda. O Ibovespa fechou a semana com perda de 2,37%.

A próxima semana terá um dia útil a menos para o mercado local em função do feriado da Proclamaçã­o da República na quarta-feira, que servirá de argumento para que os deputados em Brasília tenham dez dias seguidos de folga a partir de hoje. Apesar do esforço do governo para acelerar os trâmites para votar a reforma da Previdênci­a ainda este ano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), não marcou sessões de votações no plenário da Casa, durante toda semana, em razão do feriado.

No Brasil, a temporada de divulgação de balanços do terceiro trimestre entra na reta final, com destaque para os números da Petrobras, previstos para segunda-feira.

A agenda de indicadore­s tem como ponto alto a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, referentes a setembro e ao terceiro trimestre.

No exterior, as atenções estarão voltadas aos Estados Unidos, onde a Câmara votará a reforma tributária proposta pelo presidente Donald Trump. Entre os indicadore­s, a agenda traz como destaques a prévia do PIB da zona do euro no terceiro trimestre, dados de varejo e indústria da China e de inflação nos Estados Unidos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil