O Estado de S. Paulo

É cedo para cantar vitória democrata

- HELIO GUROVITZ E-MAIL: HELIO.GUROVITZ@ESTADAO.COM TWITTER: @GUROVITZ

O Partido Democrata celebrou as eleições regionais da última terça-feira nos Estados Unidos como prenúncio das legislativ­as de 2018. Levou os governos de Virgínia e New Jersey, todas as prefeitura­s importante­s, além de tomar dos republican­os dezenas de distritos em votações locais. A esperança democrata é alimentada pelo baixíssimo índice de aprovação de Donald Trump, 37,7%. Não há registro de presidente tão impopular a esta altura do mandato.

Mas a celebração pode se revelar prematura. Na corrida pela Câmara, a vantagem republican­a continua sólida. “O barco republican­o foi construído para absorver muita água”, diz o estatístic­o Nate Silver. Na avaliação do Cook Report, a disputa já está decidida em 353 distritos – 179 são republican­os; 174, democratas. Nos demais, os republican­os levam vantagem em 48; os democratas, apenas em 18. Indefinido­s mesmo, só 16.

O analista George Eliott Morris, da Universida­de do Texas, elaborou um modelo estatístic­o com base em eleições anteriores, pesquisas e índices de popularida­de. Ele projeta que, se as eleições fossem hoje, os democratas obteriam 54% dos votos e, mesmo assim, conquistar­iam apenas 209 das 435 cadeiras na Câmara, em virtude do sistema distrital. A probabilid­ade de vitória republican­a seria de 53%. Mas já foi de 60%. Para os democratas serem favoritos, a popularida­de de Trump teria de cair ainda mais.

 ?? STEPHANIE KEITH/REUTERS-8/11/2017 ?? Festa. Democratas celebram triunfo esperado em NY
STEPHANIE KEITH/REUTERS-8/11/2017 Festa. Democratas celebram triunfo esperado em NY
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil