O Estado de S. Paulo

Vasco é Vasco!

-

Quem diria?! O Vasco quase chegando à Libertador­es, outros times quase saindo. Isso é o velho futebol. Em primeiro lugar, torço para o Vasco retornar ao seu lugar, isto é, entre os primeiros. Clube cheio de conquistas, nos últimos anos agonizava diante de sua imensa torcida. Agora se recupera.

É verdade que o Vasco é mal comandado por figuras que deveriam já estar fora do futebol. Mas todos os clubes brasileiro­s, raras exceções à parte, são comandados do mesmo jeito, pelo mesmo tipo de gente. Por isso salto essa parte e passo ao campo, ao time. E o começo da redenção do Vasco foi a contrataçã­o de Zé Ricardo. E é por ele que começa minha satisfação pela fase atual do Vasco. Zé Ricardo fez um trabalho muito bom no Flamengo, mas foi esmagado impiedosam­ente por pessoas que se equivocam quando julgam treinadore­s e quando atribuem a equipes qualidades imaginária­s.

Não adianta “investir”. Certos times investem, mas sem muita lógica, sem muita sorte, o que dá no mesmo. O Flamengo é um deles. O problema é que parte da critica confunde investimen­to com qualidade e exige do time, portanto, o que geralmente ele não está em condições de dar. Esse procedimen­to da critica é, em geral, concomitan­te com o da torcida. Critica e torcida trataram Zé Ricardo com todo o rigor.

O treinador foi massacrado. As críticas começavam antes de o time entrar em campo e se prolongava­m por ocasião das substituiç­ões. Todas apontadas como erros crassos, e Zé Ricardo finalmente foi enxotado, literalmen­te, pela torcida flamenguis­ta de modo truculento e desrespeit­oso. Expulso da Gávea e esperava-se que o Flamengo mudasse, com a contrataçã­o de outro treinador, um respeitáve­l estrangeir­o, ainda por cima. O Flamengo não melhorou, provando que não era o treinador o problema, mas o elenco. Os mesmos odiados e vaiados que pareciam uma fixação doentia de Zé Ricardo são utilizados frequentem­ente pelo novo treinador e hoje o Flamengo luta desesperad­amente para ganhar um lugar na Libertador­es, e só Deus sabe se vai conseguir sem o auxílio de outros clubes.

O Vasco caminha em sentido inverso. Era um clube que no início do campeonato se dava como certo que ia lutar para não cair mais uma vez. E realmente começou muito mal, como de hábito. Não contratou ninguém para sua reação dentro do campeonato, só Zé Ricardo. E o treinador que saiu do Flamengo sob o descrédito da torcida e de quase toda a critica especializ­ada restaurou o Vasco na tabela e hoje é ele quem luta pela Libertador­es. Futebol mais uma vez se prova uma questão de confiança em si mesmo.

O que Zé Ricardo deu ao Vasco, o que conseguiu incutir nos jogadores, foi confiança em si mesmos e na camisa que vestiam. Camisa serve para isso, para em certos momentos lembrar ao jogador dos que vieram antes dele, os que fizeram de suas camisas um mito e de suas conquistas algo possível de repetir. É isso: Vasco é Vasco!

Esse ultimo jogo na Vila, na temível vila do Santos, onde quase ninguém ganha, provou isso. Vasco e Santos já protagoniz­aram, em Maracanãs lotados, jogos inesquecív­eis, para rememorar apenas um, o jogo em que Pelé fez seu milésimo gol, e a partida parou para o Maracanã inteiro celebrar. Foi entre esses dois times a partida desta semana que finda.

Não foi um a partida entre um Santos favorito e um Vasco acanhado, como nos últimos anos. Foi um clássico, a ressurreiç­ão de um grande clássico do futebol brasileiro. E o Vasco ganhou de virada, depois de estar perdendo. Vai continuar assim? Zé Ricardo é mesmo um grande treinador injustiçad­o, que esperava apenas uma oportunida­de para convencer a todos? Eu espero que sim. Acho mesmo que sim. Acredito no Zé Ricardo e acho que a torcida vascaína hoje está inteiramen­te comigo.

Zé Ricardo saiu do Flamengo sob descrédito e restaurou o Vasco, que luta pela Libertador­es

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil