O Estado de S. Paulo

Michelange­lo no Metropolit­an

Mais completa mostra do artista chega ao museu de Nova York

- Lucia Guimarães

A mais completa exposição de desenhos de Michelange­lo Buonarroti começa amanhã, no Museu Metropolit­an de Nova York. A mostra Michelange­lo: Desenhista Divino, de mais de 200 obras, é a única chance de admirar, em grande escala, a arte menos conhecida do gênio italiano que morreu em Roma, aos 88 anos, em 1654. Há 133 desenhos, além de pinturas, esculturas, exemplos de poemas e uma reprodução do teto da Capela Sistina provenient­es de 50 coleções ao redor do mundo. A fragilidad­e do papel exposto à luz não permite que a exposição, aberta até 12 de fevereiro, possa viajar para outros museus ou ser estendida.

Escultor, pintor, arquiteto e poeta, Michelange­lo destruiu boa parte de seus trabalhos em papel. Seu disegno, que em italiano se refere ao desenho e ao design, era feito quase em segredo, não só porque ele queria destacar o legado da escultura, mas porque era ciumento de contemporâ­neos que o descreviam, e cartas comprovam, como “um deus”. A mostra inclui também trabalhos de artistas com quem Michelange­lo colaborou, como Marcello Venusti e Perino dal Vaga.

A curadora do Met Carmen Bambach, que passou oito anos organizand­o a exposição, explica ao Estado que o visual clean da instalação obedece ao desejo de não fazer reencenaçõ­es afetadas e deixar o visitante a sós com sua própria viagem aquele mundo de 500 anos atrás. A reprodução do teto da Capela Sistina foi instalada próxima a andaimes para enfatizar a fisicalida­de do trabalho em curso, um projeto tão monumental que Michelange­lo desistiu de contratar colaborado­res e seguiu trabalhand­o praticamen­te sozinho. A contraposi­ção de desenhos e esculturas permite uma apreciação mais profunda do erotismo e da celebração do corpo masculino.

Não é uma exposição cuja memória possa ser guardada no celular. A reprodução digital não faria justiça ao vigor do traço do artista que, lembra a curadora, parecia querer entalhar o papel. Vigor e fisicalida­de são qualidades já imortaliza­das em esculturas como o David. Mas descobrir os desenhos é uma chance de encontrar também exemplos de ternura como o raro retrato de um rapaz que despertara seu afeto, Paolo Quaratese.

Tempo e concentraç­ão são necessário­s para desfrutar esta chance oferecida pelo Metropolit­an e as recompensa­s são generosas. Pergunto à curadora se a maestria do traço exposto ali a faz pensar no debate sobre a qualidade artesanal das obras de então e agora. Ela se anima e exclama um sim enfático. “Michelange­lo era obcecado por sua mão, até a sua caligrafia era refinada. Olho para esta obra e penso o quanto a arte contemporâ­nea precisa integrar a mente, o olho e a mão do artista.”

No elegante ensaio que acompanha o catálogo da exposição, Bambach destaca a biografia e as rivalidade­s de Michelange­lo, seja com a antiguidad­e clássica ou com seus contemporâ­neos, como o mais velho Leonardo da Vinci. Ela argumenta que o Michelange­lo, célebre antes de chegar à meia idade, foi um cuidadoso curador de sua figura pública. Cinco séculos depois, a exposição de desenhos que manteve fora de circulação com zelo desafia a intenção do artista e, por isso, somos gratos.

 ?? WARNER BROS ?? Poder para as mulheres. Filme veio fazer sua própria revolução
WARNER BROS Poder para as mulheres. Filme veio fazer sua própria revolução
 ?? FOTOS ANGELA WEISS/AFP ?? Longa jornada. Exposição foi organizada por oito anos
FOTOS ANGELA WEISS/AFP Longa jornada. Exposição foi organizada por oito anos
 ?? THE BRITISH MUSEUM, LONDON VIA TNYT ?? Retratista. A figura de Andrea Quaratesi Busto de Brutus. Força e movimento incomuns
THE BRITISH MUSEUM, LONDON VIA TNYT Retratista. A figura de Andrea Quaratesi Busto de Brutus. Força e movimento incomuns
 ?? ROYAL TRUST COLLECTION/HER MAJESTY QUEEN ELIZABETH II VIA TNYT ?? Escultura. Ele queria destacar o legado das peças The Archers. Desenhos ‘quase mitológico­s’
ROYAL TRUST COLLECTION/HER MAJESTY QUEEN ELIZABETH II VIA TNYT Escultura. Ele queria destacar o legado das peças The Archers. Desenhos ‘quase mitológico­s’
 ??  ?? Imagem da Capela Sistina. Das obras máximas
Imagem da Capela Sistina. Das obras máximas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil