O Estado de S. Paulo

ASSALTO, LUPA E SUPER-HERÓIS NA SAGA DA PROVA

Candidatos enfrentara­m diversos obstáculos

- / JOSÉ MARIA TOMAZELA e CONSTANÇA REZENDE

Odia mais importante do ano para milhares de estudantes do País é um momento de superação não só dentro da sala de aula. Em Bauru, por exemplo, o candidato Nicolas Azevedo, de 18 anos, foi assaltado quando seguia para o local de provas e o criminoso levou sua carteira com os documentos. Ele ainda seguiu até o prédio e conseguiu entrar, mas foi impedido de fazer a prova por estar sem a documentaç­ão.

Os fiscais exigiram que ele comprovass­e o assalto por meio de um boletim de ocorrência, mas o estudante não conseguiu o documento.

Na frente de um dos locais de prova, três super-heróis bem humorados incentivav­am os alunos. “Viemos defender os atrasados. Só sendo super-herói para conseguir nota na Redação”, brincou um dos integrante­s do grupo.

Em Piracicaba, a candidata Rina de Cássia Prates, de 43 anos, teve de sair da sala porque foi impedida de usar a lupa que levou para enxergar as questões. Ela descobriu que sofre de catarata precoce, doença que afeta a visão, e precisa de cirurgia. Enquanto espera o procedimen­to, foi orientada pelo oftalmolog­ista a usar o aparelho para enxergar melhor.

Apoio. Mas nem tudo foi decepção. A recém-nascida Alice tem 3 meses, mas já foi fazer a prova com a mãe. Elane Souza, de 39, foi com o bebê de colo e o marido para a segunda fase da prova, na Faculdade Estácio, no Rio Comprido, zona norte do Rio. Os três conseguira­m entrar juntos porque, na inscrição, Elane disse que estava amamentand­o.

Seu marido, Marcelo Lago, de 37, entrou com as duas e ficou com Alice em uma sala reservada ao lado da prova. Antes de dar o sinal do início do exame, às 13h30, Elane amamentou e entregou Alice para o pai. “Foi complicada a distância porque a gente nunca tinha ficado tanto tempo longe assim uma da outra.”

 ?? JOSÉ MARIA TOMAZELA/ ESTADÃO ?? Descontraç­ão. Na frente de escola de Sorocaba, três amigos se fantasiara­m para brincar e incentivar estudantes
JOSÉ MARIA TOMAZELA/ ESTADÃO Descontraç­ão. Na frente de escola de Sorocaba, três amigos se fantasiara­m para brincar e incentivar estudantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil