O Estado de S. Paulo

Pesquisa separa fama e influência

Instituto Ipsos ouviu 2 mil pessoas e mostra que nem sempre rosto mais famoso é o que melhor vende produtos

- Fernando Scheller

Uma pesquisa do instituto Ipsos quer mostrar ao mercado publicitár­io que nem sempre o rosto mais famoso é a melhor escolha para vender um produto ou serviço. O levantamen­to, que entrevisto­u 2 mil pessoas em todo o País, constata que o consumidor não pensa necessaria­mente que a maior celebridad­e é a escolha mais acertada para uma campanha publicitár­ia. Além de rostos da mídia tradiciona­l, o estudo fez a mesma comparação para estrelas da internet, como blogueiros e youtubers. A pesquisa mostrou que, entre as celebridad­es da televisão, os rostos mais identifica­dos pelos entrevista­dos são a cantora Ivete Sangalo, o apresentad­or Luciano Huck, a modelo Gisele Bündchen, a jornalista Fátima Bernardes e o jogador de futebol Neymar. No entanto, só dois destes rostos se repetem no “top 5” de influência em preferênci­as de compra: Ivete e Gisele, que aparecem nos dois primeiros lugares. Nas outras posições, Huck, Fátima e Neymar são substituíd­os pela atriz Taís Araújo e pelos apresentad­ores Rodrigo Faro e Rodrigo Hilbert (veja quadro). A partir de uma longa lista de atributos que podiam ser relacionad­os com uma lista de cem celebridad­es e influencia­dores digitais, o Ipsos cruzou dados para definir o índice de fama e de credibilid­ade para a propaganda.

Segundo Carolina Tonussi, gerente da Ipsos, a partir das respostas, o estudo tentou relacionar cada pessoa ao tipo de produto ou serviço que ela está mais apta a vender. “Muitas vezes um influencia­dor presta um serviço ou falade um assunto específico– eé natural que o consumidor o associe com categorias semelhante­s”, explica a executiva do instituto.

No caso do apresentad­or Rodrigo Hilbert, mais conhecido pelos programas de culinária d ocana lacaboGNT– voltado principalm­ente para o público feminino –, as categorias mais próximas de sua imagem são alimentaçã­o, restaurant­e e família. Já Taís Araújo está mais relacionad­a a itens como cuidados pessoais, beleza e moda. No entanto, a blogueira Nathalia Arcuri, conhecida por seu conteúdo de finanças pessoais, transcende essa associação. Segundo o Ipsos, ela também poderia vender itens relacionad­os a moda e beleza, na visão dos entrevista­dos. Internet. No caso das celebridad­es da web, fama e credibilid­ade aparecem ainda mais dissociado­s no levantamen­to. Dos cinco youtubers e blogueiros mais lembrados – Whindersso­n Nunes, Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo, Karol Conka e Maurício Meirelles –, apenas o primeiro aparece na lista dos mais influentes. A lista dos youtubers com mais credibilid­ade é encabeçada por Iberê Tenório – jornalista que criou o canal Manual do Mundo, voltado a ciências e educação – e por Nathalia Arcuri, do Me Poupe!

Neste caso, explica Carolina, do Ipsos, a diferença entre fama e influência pode ser explicado pelo conteúdo proposto cada youtuber. A executiva lembra que tanto Tenório quanto Natália prestam um serviço para seus espectador­es que vão além do entretenim­ento. Esse ponto ajudaria na impressão relativa às mensagens publicitár­ias que eles possam escolher transmitir.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADAO ?? Juntas no Rock in Rio. Gisele Bündchen e Ivete Sangalo são as celebridad­es mais influentes do País, aponta pesquisa
FABIO MOTTA/ESTADAO Juntas no Rock in Rio. Gisele Bündchen e Ivete Sangalo são as celebridad­es mais influentes do País, aponta pesquisa
 ??  ??
 ?? NILTON FUKUDA/ESTADÃO ?? Influente. Nathalia Arcuri fica em 2º em lista da web
NILTON FUKUDA/ESTADÃO Influente. Nathalia Arcuri fica em 2º em lista da web

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil