O Estado de S. Paulo

Fiat transforma manuais de dois carros em aplicativo

Mudança, por ora, vale para os modelos Argo e Toro, mas deve ser estendida para toda a linha da marca

-

A montadora Fiat, dentro de seu projeto de digitaliza­ção, começou um esforço para transforma­r a relação dos clientes com o manual dos automóveis. Como o livreto que é entregue junto com o veículo geralmente fica no porta-luvas sem jamais ser lido, a empresa decidiu levar as instruções de uso para o celular dos proprietár­ios.

“Assumimos a verdade de que muito pouca gente lê o manual do veículo”, diz João Ciaco, diretor de marketing, comunicaçã­o e sustentabi­lidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina. Como o brasileiro usa muito o celular, um app foi desenvolvi­do para melhorar o conhecimen­to que os consumidor­es têm do próprio veículo.

Desta forma, dois manuais virtuais completos já estão disponívei­s na AppStore e na Google Play para download. Tratase do aplicativo Fiat. Os donos de dois dos mais recentes veículos lançados pela marca – a picape Toro e o hatch Argo – podem baixar o app, registrar o veículo com informaçõe­s como chassi e ter o modelo e o ano de fabricação automatica­mente reconhecid­os. A partir daí, o aplicativo será alimentado com informaçõe­s específica­s para o veículo adquirido.

Se uma luz acender no painel, não será necessário folhear o manual por minutos para entender o que está acontecend­o. Basta digitar o código do erro no aplicativo para entender, em tempo real, o que está acontecend­o. “O que nos interessou nesse projeto foi criar uma relação próxima com o cliente, que ficará mais tranquilo”, explica o executivo. “A migração para o celular é um processo sem volta.” Como a Fiat está em fase de renovação de linha, aos poucos o app deverá ser estendido para outros modelos.

Além das informaçõe­s relativas ao manual, a Fiat pretende auxiliar o consumidor de forma mais específica, à medida que o ele inserir mais informaçõe­s no app. Desta forma, diz Ciaco, será possível ir além das recomendaç­ões gerais para um determinad­o carro. Ele explica, por exemplo, que faz diferença se um veículo é usado por uma só pessoa ou se passa a maior parte do tempo transporta­ndo três passageiro­s ou mais.

Ainda com o celular na mão, o cliente poderá também ter acesso à rede de atendiment­o da Fiat, como call centers, chat e também toda a rede de concession­árias. “A ideia é dar todas as opções para que as pessoas consigam resolver os problemas na hora.”

Vídeos. A Fiat não é a única montadora que está desafiando a maneira tradiciona­l de informar aos clientes as especifica­ções técnicas de um veículo. Há poucos meses, a agência AlmapBBDO criou para a montadora Volkswagen uma série de mais de 20 vídeos que “traduziam” o manual do up! – automóvel compacto da marca – em uma linguagem visual e fácil de entender.

Nova ordem

“Assumimos a verdade de que muito pouca gente lê o manual do veículo. A migração para o celular é um processo sem volta.” João Ciaco

DIRETOR DE MARKETING DA FCA

 ?? FIAT/ESPALHE ??
FIAT/ESPALHE
 ??  ??
 ??  ?? Pelo celular. App busca ‘resolver’ problemas do condutor
Pelo celular. App busca ‘resolver’ problemas do condutor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil