O Estado de S. Paulo

Segóvia nomeia secretário no ES em diretoria da PF.

Titular da Transparên­cia no governo do peemedebis­ta Paulo Hartung, Eugênio Ricas vai chefiar o combate ao crime organizado no País

- Beatriz Bulla / BRASÍLIA

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, confirmou ontem a nomeação do delegado Eugênio Ricas para a Diretoria de Combate ao Crime Organizado da corporação. Ricas, que vai assumir a diretoria responsáve­l pela coordenaçã­o das delegacias que tocam operações anticorrup­ção no País, ocupa atualmente o cargo de secretário estadual de Controle de Transparên­cia do Espírito Santo, no governo de Paulo Hartung (PMDB).

O convite de Segóvia ao delegado foi feito ontem, em Vitória, durante reunião na sede do governo estadual. Segóvia e Ricas já trabalhara­m juntos na Superinten­dência da PF no Maranhão, entre 2008 e 2011.

Ricas afirmou que sua missão será ampliar o combate à corrupção. Segundo ele, a diretriz foi determinad­a por Segóvia. “Temos uma diretriz que ele próprio (Segóvia) já passou, que é ampliar ainda mais o combate à corrupção, ao tráfico de drogas, ao tráfico de armas. É uma missão clara que ele me passou, expandir o trabalho nessas áreas”, disse Ricas ao Estado.

Questionad­o sobre o desafio de assumir a condução de ações da Lava Jato, Ricas disse que, “independen­temente do batismo da operação”, o importante é ampliar o trabalho. “O próprio diretor-geral falou que a corrupção no Brasil é um problema sistêmico e, em razão disso, temos que fazer esse trabalho no País inteiro. Não só limitado a uma Lava Jato, mas combater a corrupção de maneira integrada em todo o País”, afirmou.

Ricas deve ser exonerado do governo do Espírito Santo na próxima sexta-feira. O delegado afirmou também que Segóvia deu “carta branca” para montar a equipe. “Vou fazer uma análise. A PF tem quadros muito bons.”

Superinten­dência. Segóvia decidiu trocar também o titular da Superinten­dência Regional da PF no Paraná, informou o jornal Valor Econômico. Para o cargo, ainda segundo o jornal, será nomeado Maurício Leite Valeixo, atual titular da Diretoria de Combate ao Crime Organizado. Ele vai substituir Rosalvo Ferreira Franco no posto.

 ??  ??
 ?? LEONARDO DUARTE/SECOM-ES ?? Delegado. Eugênio Ricas vai comandar diretoria da PF
LEONARDO DUARTE/SECOM-ES Delegado. Eugênio Ricas vai comandar diretoria da PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil