O Estado de S. Paulo

O que teve

-

Casa compartilh­ada

Laura Fitch, do Architectu­re & Community Design, traçou panorama do cohousing no mundo, principalm­ente nos Estados Unidos, onde atua com mais força. O contrapont­o brasileiro ficou a cargo do Professor da Unicamp, Sérgio Mühlen. O docente faz parte dos idealizado­res da Vila ConViver, um cohousing que está em fase de desenvolvi­mento e será construído no subúrbio de Campinas.

Bairros

Edgar Werblowsky, CEO da Aging Free, substituiu a palestrant­e Stephanie Anderson, que teve sua participaç­ão cancelada por um imprevisto. O executivo elencou as modalidade­s que são realidade nos Estados Unidos e que, com o tempo, devem chegar ao Brasil, como os Norcs, bairros que concentram mais de 60% de idosos e contam com apoio para os moradores.

Condomínio­s de luxo

Os empreendim­entos que oferecem assistênci­a médica total aos moradores, por ora, ainda não existem no Brasil. Mais comuns nos Estados Unidos, esses espaços são aptos para socorrer moradores em casos onde os cuidados médicos são mais específico­s, como AVC (acidente vascular cerebral), Alzheimer, quedas com consequênc­ias graves, entre outros.

Locação social

Iniciativa­s que auxiliam idosos de baixa renda ainda carecem de investimen­tos no País. Os secretário­s estadual e municipal de Habitação de SP, Rodrigo Garcia e Fernando Chucre, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho falaram sobre parcerias público privadas que podem minimizar os custos de viabilizaç­ão de projetos. A Vila dos Idosos, em São Paulo, acolhe a preços acessíveis

Baixa renda

Faltam iniciativa­s que contemplem os idosos de baixa renda no Brasil. Os representa­ntes do poder público citaram a falta de incentivo e recursos para a construção de moradias apropriada­s para pessoas acima dos 60 anos. Projetos isolados, como o Cidade Madura, na Paraíba, atendem sêniors que vivem em situações precárias e sem acesso aos serviços básicos, como saúde.

Lazer e socializaç­ão

Todos os empreendim­entos que estão nascendo, no Brasil ou no exterior, para atender idosos têm em comum um cuidado até então dispensado aos mais velhos: a necessidad­e de interação e lazer entre os mais velhos. Os empreendim­entos, em grande maioria, oferecem atividades que estimulam a interação entre os moradores, assim como atividades de lazer ao ar livre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil