O Estado de S. Paulo

Duas Rodas

Confira as estreias do Salão Duas Rodas, como a Honda CBR1000RR Fireblade, que nós já avaliamos

- Diego Ortiz diego.ortiz@estadao.com

Salão tem estrelas como a Honda Fireblade.

Na caminhada em direção à CB1000RR Fireblade, na pista em Sumaré (SP), em evento da revista Duas Rodas, o especialis­ta da Honda avisa que 90% dos principais componente­s são novos. O número é importante, mas só dá para pensar no quanto ela é pequena. Ao acelerar a esportiva, que chega ao País por R$ 69.990, o que vem à cabeça é o clichê “os venenos poderosos estão nos menores frascos”.

Uma das estrelas da Honda no Salão Duas Rodas, que vai até domingo (leia mais nas próximas páginas), a nova Fireblade chama a atenção também por ser leve. A moto “perdeu” 15 kg e agora pesa 196 kg.

Só o uso de materiais nobres no motor reduziu 2 kg do peso total da esportiva. O quatro-cilindros em linha manteve os 999 cm3, mas a potência aumentou 11 cv, para 192 cv.

Essa cavalaria pode ser liberada por meio de cinco modos de condução. A opção Track (pista), na qual a força é total e os sistemas eletrônico­s ficam menos rígidos, ficou ativada durante toda a avaliação. É só “dar mão” que a roda da frente decola e a moto corta o asfalto como a lâmina de fogo que seu nome sugere.

O torque, de 11,8 mkgf, fica sempre disponível. E, como a Honda prioriza entrega linear de potência, dá para acelerar forte usando o “quickshift” (troca de marchas sem acionar a embreagem) do câmbio de seis marchas sem susto. A Fireblade anda muito sem tentar fugir do controle do piloto.

A nova suspensão com tubo duplo se junta a um sistema de pistão do amortecedo­r sem válvulas. A força de amortecime­nto é gerada à medida que o óleo é deslocado por meio de um componente de amortecime­nto separado. Isso faz com que a roda se alinhe mais perfeitame­nte ao piso, dando muita estabilida­de à CBR1000RR.

A Honda também freia muito. Um novo sistema ABS, que atua de acordo com ângulo de inclinação na roda, trava a moto com segurança sem deixar a traseira escapar em curvas. O SEB, nome de um controle de freio-motor ajustável, também ajuda na hora de parar totalmente a Fireblade.

Há tantas opções de ajuste que seria preciso fazer um curso antes de guiar para poder tirar proveito total dessa CBR.

 ??  ??
 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ??
FELIPE RAU/ESTADÃO
 ?? FOTOS: HONDA ?? Além de ser leve, Honda permite que o piloto fique bem encaixado
FOTOS: HONDA Além de ser leve, Honda permite que o piloto fique bem encaixado
 ??  ?? Amortecime­nto do guidão aprimorado melhorou muito o conforto quando se passa em buracos Painel pode ser todo configurad­o e há várias informaçõe­s disponívei­s. Leitura diurna é muito boa
Amortecime­nto do guidão aprimorado melhorou muito o conforto quando se passa em buracos Painel pode ser todo configurad­o e há várias informaçõe­s disponívei­s. Leitura diurna é muito boa
 ??  ?? Lanterna com iluminação de LEDs é bem inclinada e minimalist­a
Lanterna com iluminação de LEDs é bem inclinada e minimalist­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil