Ati­ra­dor ma­ta 4 e fe­re es­tu­dan­tes nos EUA

Ho­mem ar­ma­do com fu­zil se­mi­au­to­má­ti­co dis­pa­rou con­tra ca­sas e uma es­co­la de­pois de uma bri­ga do­més­ti­ca; ele foi mor­to pela po­lí­cia

O Estado de S. Paulo - - Primeira Página -

Um ho­mem ar­ma­do com um fu­zil se­mi­au­to­má­ti­co dis­pa­rou mais de 100 ti­ros con­tra uma es­co­la pri­má­ria on­tem, de­pois de uma bri­ga do­més­ti­ca em Ran­cho Teha­na, nor­te da Ca­li­fór­nia, Es­ta­dos Uni­dos. Cin­co pes­so­as mor­re­ram, in­cluin­do o ati­ra­dor, e ou­tras se­te fi­ca­ram fe­ri­das. Ao me­nos três cri­an­ças es­ta­vam in­ter­na­das.

O ata­que co­me­çou por vol­ta das 8 ho­ras na Ca­li­fór­nia (14 ho­ras no Bra­sil), quan­do a po­lí­cia re­ce­beu ao me­nos dez te­le­fo­ne­mas co­mu­ni­can­do te­rem ou­vi­do ti­ros per­to da es­co­la in­fan­til de Ran­cho Tehama, uma co­mu­ni­da­de de cer­ca de 1500 ha­bi­tan­tes que fi­ca a 170 quilô­me­tros de Sa­cra­men­to, uma das prin­ci­pais ci­da­des do Es­ta­do da Ca­li­fór­nia.

Mais de 100 vi­a­tu­ras de vá­ri­os con­da­dos pró­xi­mos fo­ram ao lo­cal. “Quan­do che­ga­mos, pu­de­mos per­ce­ber que ha­via um ho­mem ati­ran­do pa­ra to­dos os la­dos, em bus­ca de vítimas ale­a­tó­ri­as”, afir­mou aos jor­na­lis­tas Phil Johns­ton, o xe­ri­fe as­sis­ten­te no Con­da­do de Tehama.

A po­lí­cia não deu de­ta­lhes do ata­que nem re­ve­lou o no­me do ati­ra­dor. Johns­ton dis­se que os vi­zi­nhos in­for­ma­ram à po­lí­cia que o ata­que co­me­çou de­pois de uma vi­ru­len­ta bri­ga do­més­ti­ca. O ati­ra­dor te­ria pe­go seu fu­zil se­mi­au­to­má­ti­co e du­as pis­to­las e co­me­ça­do a ati­rar con­tra as pes­so­as. Ele saiu ca­mi­nhan­do pela ave­ni­da prin­ci­pal de Ran­cho Tehama, dis­pa­ran­do con­tra ca­sas e con­tra a es­co­la. Fo­ram pe­lo me­nos se­te lo­cais di­fe­ren­tes. Du­as cri­an­ças fo­ram atin­gi­das e fe­ri­das na es­co­la. Outra cri­an­ça foi ba­le­a­da em um ca­mi­nhão que es­ta­va na estrada pa­ra­le­la à ave­ni­da. A es­co­la foi es­va­zi­a­da pela po­lí­cia, e al­guns alu­nos fo­ram res­ga­ta­dos de he­li­cóp­te­ro, in­cluin­do as du­as cri­an­ças fe­ri­das.

Pai de um alu­no do co­lé­gio, Coy Fer­rei­ra dei­xa­va sua fi­lha na es­co­la quan­do ou­viu os ti­ros. “Um dos pro­fes­so­res veio cor­ren­do em mi­nha di­re­ção e dis­se pa­ra nós en­trar­mos ra­pi­da­men­te, pois um ati­ra­dor es­ta­va a ca­mi­nho”, dis­se ele à te­le­vi­são lo­cal, KRCR. “Saí­mos cor­ren­do e en­tra­mos na es­co­la. Ou­vi­mos dis­pa­ros por mais de 20 mi­nu­tos”, acres­cen­tou.

Uma das pes­so­as que li­ga­ram pa­ra a po­lí­cia foi Bri­an Flint, vi­zi­nho do ati­ra­dor. Ele dis­se à emis­so­ra lo­cal de te­le­vi­são KCRA, de Sa­cra­men­to, que de re­pen­te o vi­zi­nho, a quem cha­mou de Ke­vin, co­me­çou a gri­tar den­tro de ca­sa e se com­por­tar de ma­nei­ra agres­si­va. De re­pen­te ele saiu ar­ma­do, ame­a­çou Bri­an e a sua fa­mí­lia e rou­bou sua ca­mi­nho­ne­te. “Ele dis­pa­rou uma cen­te­na de ti­ros, pa­ra to­dos os la­dos”, afir­mou Bri­an.

De­pois de uma tro­ca de ti­ros, o ati­ra­dor foi mor­to por po­li­ci­ais. Além dos qua­tro mor­tos pe­lo ati­ra­dor, se­te pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das, in­cluin­do três cri­an­ças. To­dos es­ta­vam in­ter­na­dos no En­loe Me­di­cal Center, o hospital que fi­ca a 70 quilô­me­tros de Ran­cho Tehama.

O go­ver­na­dor da Ca­li­fór­nia, Jer­ry Brown, afir­mou que ele e sua mu­lher fi­ca­ram “en­tris­te­ci­dos ao ou­vir so­bre a vi­o­lên­cia em Tehama, que de ma­nei­ra es­tar­re­ce­do­ra en­vol­veu uma es­co­la”. “Ofe­re­ce­mos con­do­lên­ci­as a to­das as vítimas e fa­mí­li­as”, de­cla­rou.

O vi­ce-pre­si­den­te dos EUA, Mi­ke Pen­ce, pos­tou em seu per­fil no Twitter uma men­sa­gem so­bre o in­ci­den­te. “Tris­te por ou­vir so­bre o ata­que a ti­ros na Ca­li­fór­nia, a per­da de vi­das e fe­ri­men­tos, in­cluin­do de cri­an­ças ino­cen­tes. Lou­va­mos os es­for­ços dos co­ra­jo­sos ho­mens da lei. Va­mos con­ti­nu­ar mo­ni­to­ran­do a si­tu­a­ção e ofe­re­cer apoio fe­de­ral às vítimas e aos in­ves­ti­ga­do­res”, es­cre­veu Pen­ce./

RICH PEDRONCELL/AP

Reforço. Mu­lhe­res se con­for­tam após ata­que; con­da­dos vi­zi­nhos en­vi­a­ram po­li­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.