Mi­nis­tros se ar­ti­cu­lam pa­ra man­ter em­pre­go

O Estado de S. Paulo - - Política - ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOESTADAO COLUNADOESTADAO@ES­TA­DAO.COM POLITICA.ES­TA­DAO.COM.BR/BLOGS/CO­LU­NA-DO-ES­TA­DAO/

Ade­ci­são do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer de ini­ci­ar a re­for­ma mi­nis­te­ri­al ain­da nes­te ano pro­vo­cou um cor­re-cor­re de mi­nis­tros po­lí­ti­cos no Pla­nal­to. Se agra­dou ao Cen­trão, que de­se­ja em­pla­car no­mes em va­gas ocu­pa­das pe­lo PSDB, de­sa­gra­dou aos mi­nis­tros des­se pró­prio gru­po, que não es­pe­ra­vam sair dos car­gos an­tes de abril, pra­zo-li­mi­te da lei elei­to­ral. Uma li­nha de cor­te que es­tá sen­do pro­pos­ta é ti­rar do go­ver­no ago­ra os mi­nis­tros que já de­ci­di­ram se can­di­da­tar em 2018. Os que ain­da es­tão em dú­vi­da fi­ca­ri­am mais qua­tro me­ses no car­go.

» Sal­vos. Es­sa pro­pos­ta as­se­gu­ra os em­pre­gos, por exem­plo, dos mi­nis­tros Gil­ber­to Kas­sab (Co­mu­ni­ca­ções) e Hen­ri­que Mei­rel­les (Fa­zen­da), do PSD, que ain­da não de­ci­di­ram se vão dis­pu­tar o plei­to de 2018.

» Vão pen­san­do. Kas­sab ava­lia con­cor­rer ao go­ver­no de São Pau­lo, mas ape­nas se o se­na­dor Jo­sé Ser­ra, de quem é ami­go, não se apre­sen­tar. A can­di­da­tu­ra de Mei­rel­les ao Pla­nal­to tam­bém ain­da é hi­pó­te­se.

» Mais al­to. Ape­sar de não con­fir­mar, ali­a­dos dão co­mo cer­ta a par­ti­ci­pa­ção de Jo­sé Ser­ra na dis­pu­ta pe­lo go­ver­no de São Pau­lo. O tu­ca­no, con­tu­do, ain­da aca­len­ta o so­nho de ser o can­di­da­to do PSDB à Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca.

» Gen­ti­le­za ge­ra…De­pu­ta­dos do bai­xo cle­ro agra­de­ce­ram ao ex-mi­nis­tro Bru­no Araújo pe­lo pon­ta­pé ini­ci­al na re­for­ma mi­nis­te­ri­al. O me­do de ser demitido fez ou­tros mi­nis­tros de Te­mer, com fa­ma de ina­ces­sí­veis, fi­ca­rem mais so­lí­ci­tos e abri­rem su­as agen­das.

» De­pen­de de­le. O PP con­cluiu que é mais di­fí­cil en­con­trar um téc­ni­co pa­ra pre­si­dir a Cai­xa do que o Mi­nis­té­rio das Ci­da­des. Por is­so, se a pas­ta for ofe­re­ci­da ao par­ti­do, vai bus­car um no­me téc­ni­co an­tes de ofe­re­cer Gil­ber­to Oc­chi, que co­man­da a ins­ti­tui­ção.

» Clo­ne. A di­fi­cul­da­de es­tá no per­fil. O PP quer al­guém “ti­po Oc­chi”, que já mos­trou ter tra­que­jo e de­sen­vol­tu­ra pa­ra to­car um mi­nis­té­rio. O che­fe da Cai­xa foi mi­nis­tro do go­ver­no Dilma. Te­mer ain­da não tra­tou da subs­ti­tui­ção no mi­nis­té­rio.

» Nas mãos de­la. O mi­nis­tro Ed­son Fa­chin con­sul­tou a pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ra­quel Dod­ge, so­bre o pe­di­do da Co­mis­são de Éti­ca Pú­bli­ca das gra­va­ções en­vol­ven­do o mi­nis­tro Mar­cos Pe­rei­ra (In­dús­tria e Co­mér­cio) e Jo­es­ley Ba­tis­ta. O co­le­gi­a­do in­ves­ti­ga o mi­nis­tro, que ne­ga.

» For­ci­nha. O co­le­gi­a­do po­de aju­dar Te­mer na re­for­ma mi­nis­te­ri­al se de­ci­dir re­co­men­dar a de­mis­são do mi­nis­tro. Pe­rei­ra é acu­sa­do de pe­dir pro­pi­na à JBS, ca­so con­si­de­ra­do gra­ve pela co­mis­são, que aguar­da as gra­va­ções pa­ra con­clu­são. » Ga­nhou. Até sex­ta, a de­ci­são do go­ver­no era en­vi­ar­pro­je­to de lei pa­ra al­te­rar a le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta. Te­mer mu­dou de ideia após se reu­nir com o pre­si­den­te do Se­na­do, Eu­ní­cio Oliveira, que pe­diu a MP.

» É gu­er­ra. Pro­je­to da de­pu­ta­da Lau­ra Car­nei­ro que re­gu­la­men­ta o na­tu­ris­mo (prá­ti­ca de nu­dis­mo) é a no­va po­lê­mi­ca da ban­ca­da evan­gé­li­ca no Con­gres­so.

» Com rou­pa. Os evan­gé­li­cos que­rem bar­rar o tex­to que pos­si­bi­li­ta a prá­ti­ca por cri­an­ças e adul­tos em lo­cais de­fi­ni­dos pe­los go­ver­nos.

NAIRA TRINDADE E LEONEL RO­CHA

RE­PRO­DU­ÇÃO

» CLICK. A mi­nis­tra Luis­lin­da Va­lois, que pe­diu pa­ra re­ce­ber R$ 61,4 mil sob ale­ga­ção de tra­ba­lho es­cra­vo, é al­vo de um abai­xo-as­si­na­do que pe­de sua exo­ne­ra­ção.

» SI­NAIS PARTICULARES. Mi­chel Te­mer, pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.