Bra­sil re­cor­re ao Clu­be de Pa­ris por dí­vi­da

O Estado de S. Paulo - - Internacional - Eduardo Ro­dri­gues

Mer­gu­lha­da em uma cri­se po­lí­ti­ca e econô­mi­ca, a Ve­ne­zu­e­la dei­xou de hon­rar com­pro­mis­sos fi­nan­cei­ros com o Bra­sil. Ago­ra, o Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da es­tá co­bran­do o país vi­zi­nho jun­to ao Clu­be de Pa­ris em ra­zão do ca­lo­te em uma dí­vi­da de US$ 262 milhões que de­ve­ria ter si­do pa­ga em se­tem­bro.

A dí­vi­da diz res­pei­to a ope­ra­ções de co­mér­cio ex­te­ri­or que de­ve­ri­am ter si­do qui­ta­das por meio do Con­vê­nio de Pa­ga­men­tos e Cré­di­tos Re­cí­pro­cos (CCR), uma es­pé­cie de câ­ma­ra de com­pen­sa­ção usa­da des­de a dé­ca­da de 80 na Amé­ri­ca La­ti­na, quan­do ha­via es­cas­sez de di­vi­sas na re­gião.

Os pa­ga­men­tos de­vem ser acer­ta­dos pe­los ban­cos cen­trais de ca­da país a ca­da qua­tro me­ses. No en­tan­to, se o im­por­ta­dor dei­xa de pa­gar quem as­su­me a dí­vi­da é o go­ver­no do país de­ve­dor. Por is­so, o CCR é ti­do co­mo uma for­ma se­gu­ra de ex­por­tar. Em ra­zão dos atra­sos, o BC do Bra­sil já ha­via anun­ci­a­do, em maio, que não as­su­mi­ria ne­nhum pre­juí­zo dos ex­por­ta­do­res bra­si­lei­ros.

O pro­ble­ma é que to­das as ope­ra­ções con­tam com o se­gu­ro adi­ci­o­nal: o Fun­do Ga­ran­ti­dor de Ex­por­ta­ções (FGE), que é ge­ri­do pe­lo BNDES e tem co­mo fi­a­dor o Te­sou­ro Na­ci­o­nal. Na prá­ti­ca, is­so sig­ni­fi­ca que o go­ver­no cor­re o ris­co de ter de as­su­mir as dí­vi­das dos ex­por­ta­do­res de qual­quer ma­nei­ra.

Di­an­te da au­sên­cia de pa­ga­men­to da Ve­ne­zu­e­la, em se­tem­bro, o go­ver­no brasileiro re­sol­veu co­brar tan­to pela via di­plo­má­ti­ca qu­an­to por meio do Clu­be de Pa­ris. Se­gun­do a Fa­zen­da, o ca­lo­te foi co­mu­ni­ca­do à as­so­ci­a­ção de cre­do­res em se­tem­bro. Pro­cu­ra­da, a Em­bai­xa­da da Ve­ne­zu­e­la em Bra­sí­lia não res­pon­deu so­bre as ne­go­ci­a­ções com o go­ver­no brasileiro nem quan­do o país pre­ten­de qui­tar a sua dí­vi­da com o Bra­sil no CCR.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.